Grey Power: como os mais velhos consomem TV e conteúdo

Buscar

Marketing

Publicidade

Grey Power: como os mais velhos consomem TV e conteúdo

Pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e Sony Pictures Television mostra o grande potencial de consumo dessa faixa de etária, mas destaca a falta de representatividade na publicidade

Bárbara Sacchitiello
18 de outubro de 2019 - 17h42

(Crédito: FG Trade/iStock)

Por muito tempo pautado essencialmente em conquistar o público mais jovem, o mercado publicitário pode estar perdendo a oportunidade de falar (e fazer negócios) com os consumidores mais velhos. O resultado é um dos insights trazido pela pesquisa Grey Power – O Mercado que Mais Cresce no Brasil, feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Sony Pictures Television.

Apresentado em um evento promovido pelo grupo de mídia nesta quinta-feira, 17, o estudo procurou destacar os hábitos de compras, de comportamento e de consumo de conteúdo do público com mais de 50 anos. De acordo com dados do Instituto, atualmente essa faixa etária já corresponde a 25% da população brasileira (sendo 54 milhões de pessoas). Em 2050, o País deverá ter 98 milhões de habitantes com mais de meio século de vida.

Os principais dados da pesquisa mostram que esse público é antenado ao consumo dos meios e dispostos a consumir com marcas que saibam dialogar com seus anseios. Quase 75% das pessoas com idade superior a 50 anos assistem à TV diariamente; 96% delas afirma que veem algum conteúdo na telinha ao menos uma vez por semana.

Essa faixa etária também concentra boa parte dos assinantes de TV por assinatura no País (47% da população com mais de 50 anos possui TV paga). Essas pessoas, também, já vêm adotando o comportamento multitela: 79% acessam a internet enquanto assistem a algum programa na televisão.

Consumo
A pesquisa destacou também o grande potencial de consumo dessa faixa etária da população brasileira que, segundo dados do PNAD-IBGE, movimentam R$ 1,8 trilhão em renda própria durante um ano. Entre os entrevistados, 76% sinalizou a intenção de comprar, nos próximos 12 meses, algum item de vestuário, calçado ou acessório; 64% declararam que deverão investir em algum produto de beleza enquanto 30% das pessoas com mais de 50 anos declararam que pretendem comprar uma passagem aérea no próximo ano. Veja:


Publicidade

Com grande potencial de consumo, a população poderia ser melhor representada e atendida pelas campanhas publicitárias, de acordo com o estudo. Para 77% dos entrevistados, as pessoas que aparecem em comerciais de TV são muito diferentes delas e 87% declarou que gostariam de ser mais ouvidos pelas marcas e empresas.
Apesar disso, eles sinalizam ter uma boa aceitação da publicidade: 71% afirmam que a propaganda auxilia no conhecimento de novas marcas de produtos e serviços e 53% dessas pessoas dizem que já compraram algo por influência de uma propaganda. A pesquisa mostrou que as pessoas com mais de 50 anos de idade também prestam mais atenção às campanhas: 66% dizem ficar atentos aos comerciais de TV (entre os menores de 50 anos, esse índice é de 56%).

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Sony Pictures Television

  • locomotiva

  • pesquisa

  • marketing

  • Idosos

  • maturidade

  • idade

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”