Grupo InBetta estreia no setor de beleza

Buscar

Grupo InBetta estreia no setor de beleza

Buscar
Publicidade

Marketing

Grupo InBetta estreia no setor de beleza

Lanossi Beauty & Care marca expansão da companhia para o segmento de bem-estar e autocuidado feminino; pandemia pediu ajustes, mas não muda planos de investimento


1 de junho de 2020 - 6h00

Nova unidade de negócios chega com duas marcas: Lanossi e Slow (Crédito: Divulgação)

(*) A nota foi atualizada em 02/06, às 12h03

Com décadas de vida no mercado brasileiro – mais precisamente 73 anos – e exportação para 50 países, o Grupo InBetta está diversificando suas operações, ao lançar no mercado a Lanossi (lê-se Lanóssi) Beauty & Care (assista ao vídeo-manifesto de lançamento, no fim desta reportagem ).

Até então formado por seis empresas – Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro – e atuação concentrada em produtos e acessórios de limpeza doméstica e corporativa, assim como acessórios para organização de ambientes, agora a companhia dá seus primeiros passos no mercado de beleza e bem-estar. A iniciativa, no entanto, vem sendo arquitetada há cerca de dois anos e, claro, o lançamento em meio à pandemia da Covid-19 levou a alguns ajustes, como explicam adiante Victor Bettanin, gerente geral de Lanossi Beauty & Care, e Thabata Lima, gerente de marketing da Bettanin e da Lanossi Beauty & Care.

A nova empresa do grupo nasce com duas marcas: Lanossi e Slow. A primeira tem foco em acessórios para cabelo e maquiagem, além de máscaras faciais e a segunda, produtos de higiene e cuidado pessoal, como escovas e acessórios para banho, lenços umedecidos, hastes flexíveis e algodão em diversos formatos. Os 160 produtos começaram recentemente a chegar a redes de farmácias e e-commerces como Amazon, Magazine Luiza e Privalia.

Victor Bettanin: objetivo de transformar a Lanossi Beauty & Care em quarta maior empresa do grupo, em cinco anos (Crédito: Divulgação)

Victor Bettanin conta que a Lanossi Beauty & Care é “de longe” o projeto com maior pesquisa e desenvolvimento já feito pelo grupo. “Começamos olhando para aonde poderíamos crescer. Em limpeza, o grupo já era líder de mercado; em higiene tinha alguns poucos produtos, numa linha de banho e a ideia da Lanossi nasceu a partir disso”, conta Victor. A partir daí foram vários os estudos feitos com a participação de empresas como a Nielsen e a IQVIA, com o objetivo de analisar não somente mercado consumidor final quanto clientes varejistas e detectar o que poderia ser melhorado no abastecimento de redes de farmácias, perfumarias e lojas de utilidades.  Outra frente foram as pesquisas com viés etnográfico, com visitas às casas das consumidoras e acompanhamento de suas jornadas de compra, feitas com a Favo Pesquisa de Mercado e Comportamento. “Fomos das casas de consumidoras da classe D, em favelas, a apartamentos de quem mora na zona sul do Rio de Janeiro, e detectamos as principais praças de higiene e beleza em todo o País. Salvador, por exemplo, é uma praça forte em beleza”, pontua Thabata Lima.

Projeto teve análise minuciosa de público e canais, diz Thabata Lima (Crédito: Divulgação)

O desenvolvimento dos produtos só aconteceu depois da análise de todos os dados dos estudos. Nada, garante Victor, foi na base do colocar no mercado primeiro e ver no que dá. E tudo feito a seu tempo, inclusive, porque se o grupo já tinha entrada no varejo em geral, no segmento de farmácias e perfumarias ainda precisava estabelecer contatos.

Em meio à pandemia

A receptividade à marca, mesmo em novos canais, como as perfumarias (os itens já são distribuídos na BelShop, rede forte na região sul) e farmácias tem sido satisfatória. O que ninguém esperava, no entanto, era uma pandemia no meio do caminho. Mas a nova unidade de negócio tem a vantagem de fazer parte de um grupo com estrutura sólida, mais de 2.600 funcionários e duas fábricas, uma em Esteio (RS) e outra em Paulista (PE). “Temos visto muita gente destacar que nessa pandemia não é a empresa mais forte que vai sobreviver, mas a que mais se adapta”, pontua Victor Bettanin. A vantagem de Lanossi estaria aí: mesmo no cenário adverso, nascer como uma startup, flexível, mas tendo essa rede de segurança de um grande grupo. Uma vez que na pandemia o setor em destaque é o de higiene, o foco inicial na marca Lanossi tem se deslocado para Slow.

Diversidade é um dos valores da nova marca (Crédito: Divulgação)

E se o nome desta última marca remete à pausa necessária para o autocuidado, o mesmo não se pode dizer de seu processo de P&D. O desenvolvimento de produtos está sendo feito em tempo recorde – três meses, em vez dos seis que são usuais. Enquanto dos 160 itens lançados na fase 1 do projeto, 120 foram para Lanossi e 40 para Slow, na fase 2, são previstos mais de 60 novos SKUs ao longo do ano, com privilégio, agora, para Slow. Até o fim de maio a empresa previa 10 novos itens, desde máscaras protetoras a álcool gel e lenços umedecidos – em parceria com universidades, a propósito, a empresa desenvolveu protetor facial e máscaras, cujo primeiro lote, com 14 mil unidades, foi totalmente doado, inclusive a pequenos negócios.

Para a comunicação das duas marcas foi contratada a agência de branding Dragon Rouge, que ajudou em seu posicionamento de mercado; iniciativas em digital têm sido pensadas com a WT, de Novo Hamburgo (RS), que já atende a Bettanin. Embora em outras ações de marketing a empresa não tenha uma agência fixa e atue por job, a expectativa é que sua publicidade ganhe corpo com o desenvolvimento da Lanossi Beauty & Care no mercado e siga os passos da Bettanin, que tem parcerias em mídia com SBT, onde faz merchandising e em canais de TV paga. Por ora, e dadas as circunstâncias da pandemia, a comunicação tem como foco o online.

Tendo como objetivo o target abrangente de mulheres de 20 a 60 anos, das classes B a D, a nova unidade de negócio do Grupo InBetta não divulga metas precisas de faturamento – coisa que anda difícil de qualquer empresa fazer em 2020, é verdade  – mas explicita o desejo de se tornar “a maior empresa do segmento acessórios de beleza e ser relevante em um mercados enorme como o de higiene”. No prazo de cinco anos, quer, por exemplo, já ter se tornado a quarta maior empresa do grupo, contando para isso com uma estrutura direta enxuta, mas todo o aparato e talento humano das outras empresas na casa. Em resumo, ser uma statup num terreno fértil, conquistando mercado tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto