Os primeiros passos da Beyond Meat no Brasil

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Os primeiros passos da Beyond Meat no Brasil

Empresa de proteína vegetal criada em 2009 entra em operação no Brasil em parceria com St Marche e escolhe chef Renata Vanzetto como embaixadora

Fernando Murad
28 de julho de 2020 - 7h03

Produtos da Beyond Meat, como o hambúrguer, estão disponíveis nas 19 unidades da St Marche (crédito: reprodução)

A preocupação dos consumidores com a qualidade de vida e com a saúde tem aberto espaço para novos hábitos, com maior demanda por alimentos com melhores índices nutricionais, orgânicos e com base vegetal. Não à toa, grandes marcas produtoras de proteína animal, como BRF (Sadia), JBS (Seara) e Marfrig, por exemplo, têm investido em produtos feitos com plantas como alternativa à proteína animal para disputar um mercado já disputado por empresas como Fazenda Futuro e NotCo.

Neste cenário, a Beyond Meat, empresa de produtos à base de proteína vegetal criada em 2009, nos Estados Unidos, iniciou neste mês sua operação no País. Presente em mais de 94 mil estabelecimentos de varejo e serviços de alimentação em 75 países, a marca chega ao mercado brasileiro em parceria com a rede St Marche. As 19 unidades da varejista em São Paulo estão comercializando os produtos Beyond Burger, Beyond Sausage e Beyond Beef. A entrada no mercado brasileiro faz parte do movimento de expansão da marca que, em abril, ingressou na China, em parceria com a rede Starbucks.

Na entrevista a seguir, Stuart Kronauge, chief marketing Officer (CMO) da Beyond Meat, explica os planos da empresa para o Brasil, considerado o quinto mercado mais importante na indústria de alimentos saudáveis, de acordo com pesquisa do Good Food Institute, sobre o setor de produtos à base de proteína vegetal.

Meio & Mensagem – O que motibou a entrada da Beyond Meat no Brasil?
Stuart Kronauge – Agora, mais do que nunca, o papel da alimentação e da saúde nunca foi tão importante e estamos comprometidos em garantir uma maior disponibilidade de opções de comida deliciosas, nutritivas e sustentáveis. O Brasil possui um enorme potencial para a indústria de produtos de origem vegetal, à medida que o consumo de carne cresce entre os brasileiros, também existe um aumento na demanda por opções de proteínas mais nutritivas e sustentáveis. Percebemos que, para ter sucesso, nossos produtos precisam ser superiores em sabor, valor nutricional e, finalmente, em preço. Com esses três fatores, vemos uma grande oportunidade para fazer a transição dos consumidores brasileiros da proteína animal para a vegetal. Nosso objetivo é aumentar a disponibilidade de proteínas de origem vegetal em todo o mundo e este é apenas o nosso primeiro passo no Brasil.

M&M – Quais os investimentos de marketing previstos para promover a chegada da marca ao Brasil?
Kronauge – Para apresentar a marca aos consumidores brasileiros e engajá-los de forma localmente relevante, temos uma parceria coma chef e nossa embaixadora no Brasil, Renata Vanzetto, para apresentar o portfólio de produtos Beyond Meat como uma alternativa deliciosa e nutritiva que pode integrar diferentes estilos de vida e preferências culinárias. Sabemos que há pouca familiaridade e confiança do público em cozinhar proteínas de origem vegetal e queremos quebrar essas barreiras. Estamos entusiasmados com a parceria, pela qual queremos explorar a versatilidade culinária de nossos produtos, ao mesmo tempo em que apresentaremos e incentivaremos os consumidores brasileiros a experimentarem os produtos em casa, com algumas de suas receitas favoritas. Como o Brasil é um novo mercado para nós, vamos nos concentrar em contar nossa história e propósito, ao mesmo tempo em que educamos os consumidores sobre nossos produtos e seus benefícios nutricionais e ambientais, que fazem da Beyond Meat e seus produtos tão diferentes das demais opções de produtos e proteínas de origem vegetal.

M&M – Qual é o plano de expansão de distribuição da marca?
Kronauge – Como parte do nosso objetivo de aumentar a disponibilidade de novas alternativas de proteínas vegetal globalmente, temos expectativa de ampliar a distribuição da Beyond Meat em todo o Brasil. A Beyond Meat está entusiasmada em ter o St. Marche, um dos principais varejistas locais, como seu primeiro parceiro no mercado brasileiro para apresentar seus produtos revolucionários aos consumidores e alavancar a presença e compromisso com a inovação do St. Marche e sua ávida base de clientes. Assim, aumentando a disponibilidade de mais uma proteína vegetal deliciosa, nutritiva e sustentável no Brasil. Os produtos Beyond Meat estão disponíveis em todas as unidades do mercado por toda a cidade de São Paulo. O St. Marche é reconhecido por oferecer produtos de alta qualidade e experiências excepcionais aos seus clientes, alinhados ao compromisso da Beyond Meat de criar produtos de origem vegetal deliciosos e de alta qualidade, feitos com ingredientes vegetais simples, se organismos geneticamente modificados, soja, glúten ou ingredientes produzidos artificialmente.

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