Goomer renova identidade e mira em produtos

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Goomer renova identidade e mira em produtos

Nascida em Sorocaba, em São Paulo, a startup adota novo visual e incrementa portfólio após captação de investimento de R$ 15 milhões

Giovana Oréfice
4 de outubro de 2021 - 8h00

*Atualizado às 10:40

A Goomer, foodtech nascida no interior de São Paulo e que tem como missão apoiar a transformação digital do setor food service, apresenta nesta segunda-feira, 04, sua nova identidade visual. A startup chegou ao mercado em 2014 e captou, no primeiro semestre, um aporte de investimentos de R$ 15 milhões, levantado junto ao fundo BridgeOne e acompanhado pela DOMO Invest e Aimorés Investimento. Além da campanha apresentando a aparência como parte da movimentação, a Goomer aposta também  na reformulação de seu portfólio de soluções.

 

Plano de divulgação do reposicionamento envolve mídias on e offline, além de PDV, rádio e TV (Crédito: Divulgação/Goomer)

A agência escolhida para conduzir o processo foi a BrandGym, especializada em startups e empresas do segmento de tecnologia. Ainda com a cor azul na assinatura gráfica, a identidade ganhou uma paleta de cores secundárias que dá aspecto mais caloroso ao logotipo — que recebeu upgrade com formas arredondadas — e reforça a referência à comida. Foram adicionadas também ilustrações autorais, com destaque para a figura do maître, profissional responsável por receber e auxiliar os clientes no momento do pedido. “Junto das nossas novas cores e elementos visuais, o novo logo cria um universo único, cheio de tempero e sabor, mas sem esquecer da tecnologia”, diz Fabrício Nunes, head de marketing e comunicação da Goomer. A identidade será adotada em todos os canais da companhia, que incluem site, blog, área logada do cliente e redes sociais.  

Para consolidar as mudanças, a Goomer adotou um processo colaborativo e integrador, que envolveu o próprio time de marketing e os fundadores. Segundo o head, isso permitiu um maior aprofundamento nos principais problemas dos empreendedores e pequenos empresários — público-alvo da empresa. “Para que pudéssemos gerar uma comunicação integrada que fizesse sentido para o dia a dia deles, mergulhamos em sua rotina para entender a correria que é tocar os seus negócios e como a Goomer poderia otimizar a gestão e contribuir para o seu crescimento”, afirma. “O resultado de todo esse processo foi uma campanha empática, que  convida todos eles a turbinarem suas comunicações nas redes sociais e também alavancar a receita de seus negócios”. 

A novidade será lançada no mercado a partir de campanha desenvolvida pelo estúdio de criação Faccion, sob a direção criativa de Cássio Filho. A divulgação envolve estratégias de comunicação omnichannel, com foco na jornada diária do cliente em mídias on e off, a partir de plano criado pela Daxx Mídia ao lado de equipe interna da foodtech. Ainda que o foco da estratégia seja no digital, conforme indica Fabrício, a Goomer realizará ativações regionais em pontos de venda, rádio e TV. “Queremos impactá-lo [o cliente] com um conteúdo relevante para o seu dia, desde o momento que ele levanta até a hora de dormir”, aponta o executivo. 

Reforço no portfólio

O reposicionamento foi motivado, sobretudo, pela necessidade de tornar a marca da Goomer mais abrangente e unificada com o propósito atual da empresa que, conforme ressalta Fabrício, é a relação de parceria com os restaurantes e a missão de apoiar a transformação digital do segmento. “Lá no começo, o principal foco da Goomer era a oferta de soluções em cardápios digitais dentro da loja, mais especificamente por meio de tablets e totens. Mas com a pandemia e o fechamento dos restaurantes para atendimento dentro da loja, precisávamos encontrar uma forma de continuar apoiando o setor”, justifica. A solução encontrada foi disponibilizar ferramentas gratuitas para delivery durante o período de pandemia. A partir de agora, os serviços passam a atender sob nova nomenclatura, a partir de arquitetura de marca simplificada e coesa. Ao todo, são quatro produtos: solução em QR Code, delivery, tablet e totens de autoatendimento. 

“Desde o início estamos inovando e democratizando o acesso a tecnologias essenciais para que todos os restaurantes, independente do porte, do pequeno ao grande estabelecimento, possam acompanhar a transformação digital”, complementa Fabrício. “Mais do que isso, damos aos restaurantes o destaque e agilidade que precisam para alavancar o seu negócio sem depender dos marketplaces e suas altas taxas de comissão”, salienta. Como parte do investimento de R$ 15 milhões, a foodtech irá atuar também na contratação de pessoal, visando atrair profissionais qualificados em marketing, comercial e tecnologia — áreas estratégicas e essenciais para os negócios.

Para os próximos meses, a Goomer planeja o lançamento de uma funcionalidade de CRM, que permitirá que os restaurantes conheçam mais os clientes por trás de cada pedido. Há planos também para a apresentação de um programa de fidelidade. Atuando em 2.700 cidades espalhadas por todos os estados do País, a pretensão da marca é de continuar a expansão e consolidação do nome em demais áreas do Brasil.

Confira o filme completo: 

**Crédito da imagem no topo: Nick Collins/Pexels

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