Os 10 profissionais de marketing de 2021

Buscar

Os 10 profissionais de marketing de 2021

Buscar
Publicidade

Marketing

Os 10 profissionais de marketing de 2021

Meio & Mensagem lista os profissionais de anunciantes e empresas que se sobressaíram na indústria de publicidade ao longo do ano


21 de dezembro de 2021 - 16h30

Como faz anualmente, Meio & Mensagem destaca os profissionais que, pelo estilo de trabalho, características profissionais e pelos avanços conquistados em suas respectivas empresas e áreas de atuação, contribuíram para o avanço e a qualificação da indústria de comunicação.

A lista dos dez profissionais de anunciantes e empresas apresentada abaixo foi elaborada de acordo com critérios editorais de Meio & Mensagem. Os nomes dos profissionais são apresentados em ordem alfabética.

ADRIANA BARBOSA
Como a maioria dos empreendedores negros, abriu seu negócio por necessidade e não por oportunidade, vendendo suas roupas em feiras livres. Para fugir deste ciclo da escassez, criou com uma amiga a Feira Preta, festival de cultura negra que completou 20 anos em novembro — a última edição física reuniu 170 empreendedores de 10 estados, 40 mil visitantes e movimentou mais de R$ 1,5 milhão. Além de fundadora da Feira Preta, é CEO da PretaHub, aceleradora de negócios e empreendedores negros que também dialoga com marcas para promover inclusão e diversidade nos negócios de ponta a ponta. Em parceria com o Santander, a PretaHub lançou, em maio, um marketplace para empreendedores negros. Já em agosto, inaugurou na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a segunda unidade da Casa PretaHub, criada já no contexto da pandemia com a proposta de auxiliar o processo de transformação digital (a primeira foi aberta em São Paulo, em 2020). Também neste ano, a PretaHub fez uma experiência do Afrolab, programa de aceleração, com acesso a crédito, na África do Sul e na Colômbia, após levar a iniciativa para a Bolívia, no ano passado.

 

DANIELLE BIBAS
Há mais de 10 anos na Avon e desde 2020 como VP de marketing, liderou o reposicionamento da marca apresentado em junho, com a campanha #OlhadeNovo, que propõe olhar para além dos padrões, revisar preconceitos e reconsiderar opiniões, acompanhando a evolução da sociedade. A nova campanha, criada pela Wunderman Thompson, integra o processo
de renovação de imagem iniciado em 2020 com a entrada no grupo Natura & Co., seguido pela campanha #EssaÉMinhaCor. Antes disso, no início do ano, Avon foi um destaque no Big Brother Brasil 2021, da Globo, com oito campanhas nos 100 dias da atração, dentro do movimento #AvonTáOn. Os resultados foram melhorias em efetividade de atendimentos, serviços e engajamento de representantes de vendas e colaboradores, e aumento de vendas no e-commerce, com ações como a participação de Thelma Assis, vencedora da edição anterior, e a #ConversaTáOn, com Lucas Penteado, que falou sobre inclusão, racismo, cultura do cancelamento e violência psicológica após o episódio Karol Conká.

 

EDUARDO LYRA
Selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo e eleito para a lista da Forbes Brasil entre os jovens mais influentes do País com menos de 30 anos, é fundador e CEO da GerandoFalcões. A organização social, criada em 2013, está presente em mais de 700 favelas do País com projetos focados em esporte e cultura, para crianças e adolescentes, e qualificação profissional, para jovens e adultos, inclusive egressos do sistema penitenciário. Em julho, apresentou o programa Favela-X, para transformar a pobreza da favela em peça de museu antes de Elon Musk chegar a Marte com a Space-X, impactando a vida de mais de 14 milhões de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa abrange o lançamento de uma plataforma para doações recorrentes e as missões Favela Inovação (aceleração de talentos e líderes sociais) e Favela 3D (ações de networking e coalizões). Já neste mês, lançou uma linha própria de produtos com itens de vestuário e acessórios. Desenvolvidos com o apoio da agência 100% Design, os itens podem ser encontrados nas lojas físicas e no e-commerce do instituto.

 

ELIANA CASSANDRE
Head de marketing do Grupo Petrópolis desde março de 2020, é responsável, atualmente, pela gestão de 17 marcas e suas subcategorias. Neste período, a companhia inaugurou uma fábrica em Uberaba, lançou 12 produtos e reposicionou a estratégia de marketing de Itaipava. Após oito anos interpretando a personagem Verão, Aline Riscado (que agora assina Aline Campos) se despediu, em outubro, num comercial dizendo que “Com Itaipava todo mundo é Verão”. Em novembro, a marca estreou na novela Um Lugar ao Sol, da Globo, a primeira da emissora após o hiato imposto pela Covid-19. Na trama, a marca reforça o posicionamento “Cerveja de Novela” — em março, foi a primeira marca de cerveja a realizar um projeto comercial numa novela das nove, em Amor de Mãe. Ainda em novembro, Itaipava lançou o rótulo 100% Malte com o conceito “Itaipava 100% Malte. Tudo que você sempre quis”. A WMcCann é a agência parceira nos projetos. Além disso, DJ Alok se tornou business partner do grupo. Foi indicada ao Caboré 2021 de Profissional de Marketing.

 

HELENA BERTHO
sua trajetória de liderança em iniciativas relacionadas à diversidade e inclusão em grandes companhias foi reconhecida, em março, com a conquista do prêmio Sim à Igualdade Racial 2021, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil, na categoria Liderança. Na ocasião, ainda atuava como head de comunicação, diversidade e sustentabilidade da divisão Grande Público da L’Oréal. Head global de diversidade e inclusão do Nubank desde novembro, trabalha para ser a inspiração profissional que não teve: há menos de 6% de executivos negros nas companhias e apenas 0,4% no C-Level. Ao longo de sua trajetória, na qual também atuou na Coca-Cola, como líder de diversidade e inclusão, ajudou a elaborar ações para engajamento de time e estratégias de comunicação voltadas para diversidade & inclusão e sustentabilidade. Em outubro, por exemplo, participou do lançamento, no Brasil, do projeto Stand Up, plataforma global da L’Óreal para combater o assédio sexual com a metodologia de intervenção criada pela Hollaback baseada em 5 Ds: distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar.

 

JOÃO BRANCO
Festa do Pijama do McDonald’s no BBB21, da Globo, foi criada com a DPZ&T para promover a Méqui Box, impulsionou o acesso ao app da marca e gerou aumento de mais de 1.000% no número de menções espontâneas. No embalo, a rede lançou o Méqui BBBox, no qual a cada semana um dos itens usados pelos brothers foi incluído na caixa em pedidos feitos pelo iFood. Com o sucesso, em novembro, foi aberto o Use Méqui, primeira loja física da rede (ao lado do Méqui Mil, em São Paulo) com foco em memorabilia, souvenirs, roupas, acessórios e outros itens. A Use Méqui também tem store in store no e-commerce do Magalu. Um pouco antes, em julho, a rede transformou seu drive-thru em drive-tudo, para que, além do carro, os clientes possam usar o serviço de bike, skate, patins, patinete etc. As ações são exemplos do trabalho do time liderado pelo CMO do McDonald’s Brasil, indicado ao Caboré 2021 de Profissional de Marketing, de manter uma escuta ativa para entender o que os consumidores esperam da experiência com a marca.

 

JOÃO CLARK
Vice-líder da edição 2021 do ranking “As marcas que conquistaram o Brasil”, realizado pela Ecglobal para medir a conexão emocional entre marcas e consumidores, o iFood foi indicado ao Caboré 2021 de Anunciante. Em termos de serviço, a plataforma iFood Gourmet lançou, em julho, curadoria da Veja Comer & Beber — avaliou os restaurantes parceiros nas 30 cidades onde atua. No mesmo mês, o iFood Mercado atingiu 33 mil mercados, conveniências, pets e farmácias, em 908 cidades, salto de 1.329% em um ano. Apenas em julho, registrou mais de 200 mil pedidos (alta de 230% sobre junho). Na comunicação, o time do diretor de marketing investiu para tangibilizar a proposta de experiência gastronômica única dentro e fora do app instalando uma roda-gigante na Lagoa, no Rio, e no Ibirapuera, em São Paulo, que também recebeu show de drones neste final de ano, e o Espaço iFood. Também criou, com a Riot Games, o restaurante pop-up para lançar a série animada Arcane, de League of Legends.

 

MARINA DAINEZE
Anunciante do Ano no Caboré 2021, a Vivo é líder de telefonia móvel, com 33,1% de partcipação e 82,6 milhões de acessos; vicelíder em banda larga fixa, com 6,325 milhões; e tem 1,1 milhão de assinantes de TV paga. Manter esse universo de clientes conectados no período em que a infraestrutura foi mais exigida foi um grande desafio. Na publicidade, o time liderado pela diretora de imagem e comunicação — Marina está há 18 anos na Vivo —, começou o ano ressaltando o poder de unir a vida digital e o mundo real na campanha “Viva o que aproxima”, criada pela VMLY&R, mostrando como a digitalização está mais inserida no dia a dia das famílias. Após arrematar um dos três principais lotes do leilão do 5G, em novembro, por R$ 420 milhões, colocou no ar, neste mês, a campanha “Chegamos aonde só era possível imaginar”. Desenvolvida pela Africa, a ação marca a chegada da quinta geração de redes móveis no País e destaca as novas aplicações que a revolução tecnológica propiciará.

 

POLIANA SOUSA
Promovida a líder de CocaCola para América Latina em janeiro deste ano, após um ano como vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil, foi responsável por liderar a ação global de Natal da marca — foi a primeira vez que
todo o plano de marketing da campanha natalina da marca foi desenvolvido pela equipe de marketing da América Latina, missão que será repetida em 2022. A campanha “O Natal se torna mágico quando estamos juntos” foi criada a partir da plataforma “Real Magic” (“A Magia Acontece”, na versão em português), nova filosofia da marca apresentada em outubro, em parceria com a Twitch. O filme, criado pela dentsuMB RU e dirigido por Sam Brown, da Rogue Films, exalta a gentileza e a solidariedade. A tradução para o Brasil foi feita pela WMcCann. Já numa reedição de parceria com a Globo, que rendeu um Leão de Ouro no Cannes Lions deste ano, na categoria Entertainment, fez o especial Juntos A Magia Acontece 2, com elenco formado majoritariamente por atores negros. Poliana foi a vencedora do Caboré 2021 na categoria Profissional de Marketing.

 

ROBSON HARADA
Head de growth marketing do Itaú Unibanco, lidera as frentes de martech, mídia e analytics. Cuida da plataforma de martech do banco para ganhos de escala, produtividade e eficiência. Um dos focos da área do Itaú é o universo gamer, aposta para o rejuvenescimento da marca e reforço da digitalização de serviços. Em vez de colocar astros em campanhas, o Itaú buscou a conexão com a comunidade e a cocriação. O banco tem presença em jogos como Fortnite, Free Fire, Counter-Strike, Call of Duty e League of Legends, e lançou, em maio, com a Druid, “Isso Muda o Game”, que também apresentou o patrocínio a Loud, empresa de influenciadores digitais e esportes eletrônicos. Apoia, ainda, os torneios Game Changers, do DJ Alok, e Taça das Favelas, da Central Única das Favelas. Apoiado em educação e inteligência financeira, o trabalho da área tem gerado os maiores índices de engajamento em segmentação de campanhas do banco e aberto espaço para o lançamento de produtos plurais

Publicidade

Compartilhe

Veja também