A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Buscar

A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Buscar
Publicidade

Mídia

A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Jornal capixaba promoveu mudanças gráficas e editoriais com investimentos de US$ 1,4 milhão


8 de agosto de 2011 - 6h07

Após duas semanas de circulação do novo formato do jornal A Gazeta, a Rede Gazeta praticamente dobrou a tiragem da publicação no Espírito Santo. Antes da reformulação a média era de 20 mil exemplares, atualmente, são 38 mil — um aumento de 90%. Os dados foram fornecidos pela empresa, que ressalta que nas primeiras duas semanas foram feitas ações de sampling no mercado.

A primeira edição, por exemplo, chegou a quase cem mil exemplares, segundo informações de Márcio Lobato, diretor de mercado leitor da Rede Gazeta. Os números ainda não foram auditados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC).

A reestruturação estreou em 17 de julho e foi fruto de um projeto estruturado durante 18 meses. “A ideia foi fazer um movimento para acompanhar a tendência dos maiores jornais do mundo”, explica Álvaro Moura, diretor de mídia impressa da Rede Gazeta. O investimento no parque gráfico foi de U$S 1,4 milhão.

Com o apoio da consultoria Cases i Associats, A Gazeta não apenas migrou para internet, como também promoveu mudanças gráficas, editoriais e comerciais, além de estrear novos formatos. De acordo com Moura, foram três movimentos casados: redução do formato, atualização em real time e a multiplataforma.

O tradicional jornal standard mudou seu formato para tablóide, além de aumentar a fonte utilizada assim como o espaço nas entrelinhas e nas chamadas de capa. Já na parte editorial, a mudança foi mais significativa. “Reduzimos as matérias que eram muito extensas e com isso conseguimos aumentar o número de informações”.

Novos colunistas, seções e até mesmo editorias estrearam no veículo, que busca maior proximidade com o público leitor. Já para atrair o jovem, a aposta está no rejuvenescimento da marca para englobar os novos produtos de conteúdo, como site e tablet.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo