A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Buscar

Mídia

Publicidade

A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Jornal capixaba promoveu mudanças gráficas e editoriais com investimentos de US$ 1,4 milhão

Nathalie Ursini
8 de agosto de 2011 - 6h07

Após duas semanas de circulação do novo formato do jornal A Gazeta, a Rede Gazeta praticamente dobrou a tiragem da publicação no Espírito Santo. Antes da reformulação a média era de 20 mil exemplares, atualmente, são 38 mil — um aumento de 90%. Os dados foram fornecidos pela empresa, que ressalta que nas primeiras duas semanas foram feitas ações de sampling no mercado.

A primeira edição, por exemplo, chegou a quase cem mil exemplares, segundo informações de Márcio Lobato, diretor de mercado leitor da Rede Gazeta. Os números ainda não foram auditados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC).

A reestruturação estreou em 17 de julho e foi fruto de um projeto estruturado durante 18 meses. “A ideia foi fazer um movimento para acompanhar a tendência dos maiores jornais do mundo”, explica Álvaro Moura, diretor de mídia impressa da Rede Gazeta. O investimento no parque gráfico foi de U$S 1,4 milhão.

Com o apoio da consultoria Cases i Associats, A Gazeta não apenas migrou para internet, como também promoveu mudanças gráficas, editoriais e comerciais, além de estrear novos formatos. De acordo com Moura, foram três movimentos casados: redução do formato, atualização em real time e a multiplataforma.

O tradicional jornal standard mudou seu formato para tablóide, além de aumentar a fonte utilizada assim como o espaço nas entrelinhas e nas chamadas de capa. Já na parte editorial, a mudança foi mais significativa. “Reduzimos as matérias que eram muito extensas e com isso conseguimos aumentar o número de informações”.

Novos colunistas, seções e até mesmo editorias estrearam no veículo, que busca maior proximidade com o público leitor. Já para atrair o jovem, a aposta está no rejuvenescimento da marca para englobar os novos produtos de conteúdo, como site e tablet.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”