Como a indicação ao Oscar pode fortalecer a Netflix

Buscar

Como a indicação ao Oscar pode fortalecer a Netflix

Buscar
Publicidade

Mídia

Como a indicação ao Oscar pode fortalecer a Netflix

O reconhecimento ajudará a Netflix a ampliar sua gama exclusiva de cineastas


23 de janeiro de 2019 - 14h41

Produção da plataforma de streaming recebeu dez indicação da Academia (Crédito: reprodução)

 

Do AdAge*

Pela primeira vez, a gigante do streaming Netflix ganha espaço nos holofotes de Hollywood ao receber uma indicação ao Oscar de melhor filme com o longa-metragem Roma.

O olhar semiautobiográfico do diretor Alfonso Cuarón, sobre a vida de uma empregada da Cidade do México e a família a que ela serve recebeu dez indicações ao total, empatando com The Favourite (A Favorita). Cuarón foi indicado a melhor direção e fotografia, enquanto Yalitza Aparicio foi indicada a melhor atriz e Marina de Tavira, que interpreta a matriarca da família, conseguiu a indicação de melhor atriz coadjuvante. O filme ainda concorre nas categorias melhor filme em língua estrangeira, roteiro original, edição de som, mixagem de som e direção de arte.

Os aplausos da Academia a Roma são uma forma de reivindicação da Netflix, que luta para que Hollywood aceite sua estratégia de lançamento focada em streaming. A plataforma deu a Roma um lançamento limitado antes de disponibilizá-lo aos assinantes, mas prefere uma estreia simultânea de cinema e vídeo, o que causou a ira dos expositores internacionais. Grandes cadeias de cinema, como AMC Entertainment Holdings Inc. e Cinemark Holdings Inc. se recusaram a exibir o filme.

O reconhecimento da Academia também ajudará a Netflix na busca pela construção de uma base exclusiva de cineastas, produtores e atores para competir com os estúdios de Hollywood, que começaram a retirar seu conteúdo da plataforma do distribuidor digital, ao mesmo tempo que planejam seus próprios serviços online.

Concorrente da Netflix, a Amazon teve uma indicação na categoria de melhor filme em 2017 com Manchester by the Sea (Manchester à Beira-Mar), mas não venceu. Ao contrário da Netflix, a Amazon respeitou as tradicionais janelas de lançamento dos expositores. Este ano, o filme polonês Cold War (Guerra Fria) recebeu três indicações de melhor diretor, fotografia e filme de língua estrangeira.

As indicações para o Oscar, que será entregue em 24 de fevereiro, também trouxeram um marco histórico para a Marvel Studios, da Walt Disney Co., com Pantera Negra, primeiro filme de super-herói a ser indicado na principal categoria da premiação. O filme recebeu sete indicações no total.

—Bloomberg News

*Tradução: Amanda Schnaider

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital