Women to Watch: as homenageadas de 2019

Buscar

Women to Watch: as homenageadas de 2019

Buscar
Publicidade

Mídia

Women to Watch: as homenageadas de 2019

Beatriz Bottesi, Fiamma Zarife, Ilca Sierra, Maria Fernanda Albuquerque e Renata Bokel celebram a diversidade e a força feminina na indústria de comunicação brasileira


15 de julho de 2019 - 6h00

Atualizada às 12h12

Em 2013, quando as discussões sobre as desigualdades que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho estavam começando a ganhar mais densidade, o Grupo Meio & Mensagem vem aumentando o espaço de debates sobre o tema, tanto editorialmente como na curadoria de destacar profissionais que, por talento e competência, ocupam posições importantes nos organogramas das empresas de comunicação, marketing e mídia. Naquele ano, sob o licenciamento do Advertising Age, foi realizada a primeira edição brasileira do Women to Watch, iniciativa do veículo norte-americano que visa homenagear mulheres que impulsionam a indústria.

Ao longo de sete anos, a versão nacional da celebração da força feminina no mercado se fortaleceu e acompanhou a evolução de uma pauta que se tornou central nas estratégias de qualquer companhia: a necessidade de criar alternativas para que a equidade de gênero seja uma realidade e que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens para galgar promoções e se estabelecerem nos quadros de liderança e nos papeis centrais de grandes empresas do País.

Para provocar mais uma vez a reflexão sobre o assunto — e, ao mesmo tempo, celebrar o talento de mulheres que se destacam nos setores de comunicação, marketing e mídia — o Meio & Mensagem destaca cinco homenageadas no Women to Watch 2019. Assim como em todos os anos, a escolha é do conselho editorial de Meio & Mensagem, com base em consultas a profissionais e formadores de opinião.

As homenageadas deste ano (veja a lista abaixo) contemplam a diversidade das empresas que vêm ganhando força no cenário brasileiro. Duas das selecionadas atuam em grandes empresas de tecnologia que também são plataformas de mídia: Instagram e Twitter. Outras duas representam a força feminina na liderança de marketing de grandes anunciantes do mercado brasileiro: Casas Bahia e Ambev. Ainda entrou na seleção do Women to Watch 2019 uma profissional atuante na área de estratégia de uma consultoria, a IBM iX, que também está ligada a uma grande empresa de tecnologia.

As homenageadas de 2019 se encontrarão em um evento marcado para 27 de agosto, no Hotel Unique, em São Paulo. Na ocasião, as cinco executivas receberão as placas de reconhecimento do Women to Watch na presença de familiares e convidados.

 

BEATRIZ BOTTESI, – country marketing manager do Instagram. Depois de cinco anos na Coca-Cola, empresa onde alcançou o posto de diretora de marketing e comunicação, Bia Bottesi (como é conhecida do mercado) encarou um novo desafio profissional em março de 2019, ao assumir o cargo de marketing manager do Instagram no Brasil. Antes, também foi diretora de marketing de Nike e Red Bull (Crédito: Arthur Nobre)

 

FIAMMA ZARIFE – managing director do Twitter. Com vasta experiência em empresas das áreas de tecnologia e comunicação, Fiamma Zarife começou a carreira no departamento de marketing da Petrobras e, na sequência, no banco Boa Vista. O ingresso na Algar iniciou uma jornada por empresas de telecomunicações, na qual vieram depois Telecom Itália, Oi e Claro. Após passagens por Samsung e Riot, ingressou no Twitter em 2015, assumindo o comando da operação em 2017 (Crédito: Celina Filgueiras)

 

ILCA SIERRA, diretora de marketing multicanal e comunicação da Casas Bahia. Recém-contratada pelas Casas Bahia para a operação de marketing multicanal, Ilca Sierra encerrou uma trajetória de dez anos no Magazine Luiza, onde desempenhou função similar. Também no varejo, trabalhou como coor¬denadora de marketing do Grupo Pão de Açúcar e teve passagens por Pernambucanas e Twentieth Century Fox Home Entertainment (Crédito: Arthur Nobre)

 

MARIA FERNANDA ALBUQUERQUE – diretora de marketing da Skol. No marketing da Ambev desde 2007, Maria Fernanda Albuquerque galgou uma trajetória por várias áreas do portfólio do grupo até que, em 2015, assumiu a direção de marketing de Antarctica e da área institucional da Ambev. O desempenho a levou para outro desafio, dois anos depois: dirigir o marketing de Skol, a principal marca da companhia. No início da carreira, também trabalhou no marketing da operadora Vivo. (Crédito: Raoni Maddalena/Divulgação)

 

RENATA BOKEL – head of consumer engagement Latam da IBM iX. Após trajetória que contemplou várias agências de publicidade – Ana Couto Branding, Fischer America e Africa –, Renata Bokel assumiu a vice-presidência de planejamento estratégico da Isobar e, posteriormente, desempenhou a mesma função na Havas. Era vice-presidente de estratégia da BETC quando, em junho do ano passado, foi convidada pela IBM iX para ser head de consumer and engagement para a América Latina (Crédito: Arthur Nobre)

 

Relembre as homenageadas nos anos anteriores:
Women to Watch Brasil 2018

Women to Watch Brasil 2017
Women to Watch Brasil 2016
Women to Watch Brasil 2015
Women to Watch Brasil 2014
Women to Watch Brasil 2013

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24