Folha pede: “use amarelo pela democracia”

Buscar

Folha pede: “use amarelo pela democracia”

Buscar
Publicidade

Mídia

Folha pede: “use amarelo pela democracia”

Em nova campanha, jornal, que completa 100 anos em 2021, resgata a estética do premiado comercial Hitler para defender as instituições democráticas


29 de junho de 2020 - 6h00

(Crédito: Reprodução/Folha)

Já como forma de celebrar seu primeiro centenário – que será completado em fevereiro de 2021 – a Folha de S.Paulo lançou uma campanha publicitária que revisita elementos históricos de publicidade e reafirma o compromisso do jornal com as instituições democráticas.

O comercial, criado internamente pela equipe da publicação, estreou na TV no último sábado, 27, no intervalo do Jornal Nacional, da Globo.

“A atual democracia brasileira tem 35 anos. Mais da metade dos eleitores tem menos de 40 anos. E a Folha vai fazer 100 anos. Por isso, nós vimos e nunca esqueceremos os horrores da ditadura. E sempre defenderemos a democracia”, diz a narração, enquanto a imagem apresenta pontos pretos e brancos. Conforme a câmera vai abrindo, é revelada uma imagem feita pelo fotógrafo Evandro Teixera, em 21 e junho de 1968. Na época funcionário do Jornal do Brasil, o fotógrafo registrou um estudante sendo perseguido por um policial na Cinelândia, no Rio de Janeiro, em um dia de forte repressão policial, que acabou levando à morte diversos manifestantes – entre eles, o próprio estudante retratado. A foto acabou se tornando um símbolo contra a ditadura militar e, por isso, foi resgatada pela Folha para a campanha. Veja:

A estética do vídeo faz também uma homenagem à Hitler, campanha publicitária da Folha lançada em 1987, que entrou para a lista dos melhores trabalhos de publicidade já realizados no Brasil, conquistando diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Leão de Ouro em Cannes. Criado pela agência W/GGK, de Washington Olivetto, “Hitler” também usava pontilhados pretos e brancos para formar, aos poucos, o rosto do ditador nazista.

No final da narração, a Folha apresenta o slogan #UseAmarelo pela democracia, pelo qual faz um convite aos brasileiros para se apropriarem de uma das cores que simboliza o País a fim de defender e preservar a democracia.

Junto com o lançamento da campanha, a Folha publicou uma edição especial nesse domingo, 28, na qual apresenta os resultados de uma pesquisa feita pelo Datafolha, que revela que 75% dos brasileiros apoia o regime democrático. Outras reportagens a respeito dos danos da ditadura à sociedade também fizeram parte da edição. Para complementar, a Folha também lançou um curso digital e gratuito a respeito do período militar no Brasil. Dividido em quatro aulas, o treinamento online já conta com mais de 45 mil inscritos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias