Google institui novas regras para privacidade de menores

Buscar

Google institui novas regras para privacidade de menores

Buscar
Publicidade

Mídia

Google institui novas regras para privacidade de menores

Empresa impõe restrições na segmentação de anúncios para tentar proteger exposição desse público


10 de agosto de 2021 - 12h35

Em resposta a uma demanda do público e das leis de privacidade de dados ao redor do globo, o Google anunciou nesta terça-feira, 10, medidas que visam tornar a experiência dos usuários menores de 18 anos mais segura e seus dados menos acessíveis. As mudanças ocorrem em diversos produtos e serviços da companhia, incluindo segmentação de anúncios, Google Search, YouTube, Google Assistant e Google Images.

 

(Crédito: Firmbee Com/Unsplash)

Agências e anunciantes não poderão mais segmentar publicidade para pessoas menores de 18 anos com base em sua idade, gênero ou interesses. O Google informa que também restringirá a exibição de anúncios de categorias sensíveis à idade, ainda que não tenha citado quais seriam essas categorias. Apesar do YouTube Kids já não permitir anúncios ou product placement pago, a versão da plataforma para crianças também terá conteúdos “extremamente comerciais” removidos, como vídeos de unboxing ou que incentive crianças a gastarem dinheiro.

Ainda se tratando do YouTube, a empresa vai tornar padrão que todos os vídeos publicados por menores de idade só fiquem disponíveis para o próprios usuários e outras contas que o mesmo escolher. Para tornar o conteúdo público, o usuário deverá alterar as configurações. Da mesma forma, o YouTube vai desligar o autoplay ao final dos vídeos. O autoplay será uma possibilidade para maiores de 18 e no YouTube Kids, caso selecionado nas configurações.

Além disso, a plataforma de vídeos notificará usuários com lembretes para dar uma pausa nos vídeos ou ir dormir. Essas mensagens também poderão ser desligadas. A intenção do YouTube com essa última atualização é promover bem-estar digital.

No Google Images, a empresa incluirá uma nova política que autoriza que pessoas com menos de 18 anos ou seus responsáveis solicitem a remoção das suas imagens nos resultados. Isso não removerá a imagem da internet, mas ajuda o público a ter maior controle sob suas informações. As políticas de privacidade também foram reforçadas nas contas. Menores de idade não poderão mais ativar o Histórico de Localização em suas configurações da Conta do Google. A empresa diz que essa configuração é padrão para todas as contas.

“Queremos ajudar os usuários mais jovens a tomar decisões informadas sobre sua pegada online e privacidade digital, incluindo incentivá-los a fazer uma escolha intencional se quiserem tornar seu conteúdo público”, escreveu James Beser, diretor de gerenciamento de produtos do YouTube, em um post no blog da companhia.

Outras modificações incluiram: tornar padrão o SafeSearch para menores de 18 anos para que não sejam expostos a conteúdo explícito; a possibilidade de filtrar notícias, podcasts e páginas da web acessados através do Google Assistant; e a criação de uma aba no Google Play com maior detalhamento sobre como os aplicativos lidam com dados para que famílias sejam melhor informadas.

As mudanças no Google Images e no YouTube devem ocorrer nas próximas semanas e as relativas à segmentação de anúncios, SafeSearch e Google Assistant terão continuidade nos próximos meses.

**Crédito da imagem no topo: Markus Spiske/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também