Terra retoma investimento em conteúdo para 2022

Buscar

Terra retoma investimento em conteúdo para 2022

Buscar
Publicidade

Mídia

Terra retoma investimento em conteúdo para 2022

Portal incrementa equipe e estrutura pilares de cobertura para atrair audiência e o interesse do mercado publicitário


20 de dezembro de 2021 - 11h36

Equipe de executivos já começou a trabalhar na remodelação das áreas e projetos do portal (Crédito: Divulgação)

Retomar a relevância como um portal de conteúdo variado e diversificado será a proposta do Terra em 2022. Desde setembro, o veículo vem trabalhando nessa empreitada, em um processo que envolve o direcionamento de investimentos para a ampliação da equipe e desenvolvimento de tecnologias para que, tanto leitores quanto anunciantes tenham um novo território para o consumo de conteúdo.

Esse trabalho de preparação para a nova fase está sendo conduzido por Claudia Caliente, contratada em setembro como diretora do Terra. A profissional tem quase duas décadas de experiência no setor de comunicação e meios digitais, tendo trabalho por mais de dez anos no R7.Com. Além de estruturar a equipe, a executiva vem tido a responsabilidade de moldar a essência e o olhar desse novo portal que, em sua opinião, tem a obrigatoriedade de espelhar os assuntos e temas que norteiam as conversas e pensamos das pessoas.

“O Terra tem mais de 20 anos de história e construiu uma trajetória relevante, com grande poder de influência nesse período. O mundo mudou e é necessária uma oxigenação da marca, do projeto e dos serviços prestados. O novo Terra nasce com um olhar mais direcionado para o coletivo e para temas mais inclusivos e plurais, com a pretensão de incentivar uma reflexão em cima dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, esclarece Claudia. No fim da década de 2000 e início dos anos 2010, o Terra investia de forma robusta em conteúdo, chegando a adquirir os direitos de transmissão da Olimpíada de Londres, em 2012, para a qual mobilizou centenas de pessoas e estruturas tecnológicas. Agora, a proposta é retomar um pouco esse prestígio, com um olhar um pouco diferente.

Assim que assumiu as operações do veículo, que pertence ao grupo Telefonica, Claudia já participou do processo de ampliação da equipe, que agregou 40 novos profissionais, de diferentes áreas. Até o fim de 2022, a previsão, segundo ela, é acrescentar ainda mais talentos, principalmente nas novas divisões de inteligência de dados e integração multiplataforma. Nesse pilar de negócios, inclusive, o novo portal terá uma função ainda mais importante. O Terra agregará as soluções comerciais do Vivo Ads, a plataforma de publicidade móvel da Vivo, com a proposta de oferecer aos anunciantes um universo mais amplo para a veiculação das marcas, combinando o ambiente do portal com a base de clientes da operadora de telefonia. Claudia explica que essa integração permitirá maior assertividade em termos de geolocalização. “No Carnaval, por exemplo, será possível saber quando uma pessoa sair de São Paulo, chegar a Salvador e, ali, oferecer a ela um conteúdo específico, que poderá ser consumido pelo celular”, exemplifica a diretora.

A respeito da produção de conteúdo, o Terra dividiu os trabalhos em squads, com cada um responsável pela abordagem de temas específicos, como entretenimento, esportes, hard news e outros. A questão da diversidade, contudo, irá perpassar por todas essas áreas, impulsionado uma produção de notícias que, na visão de Claudia, tenham potencial de gerar um impacto. Um exemplo dessa proposta pode ser traduzida com o projeto “Visão do Corre”, lançado no início de dezembro. O canal tem o objetivo de amplificar as vozes das regiões periféricas do Brasil, destacando movimentos e situações cotidianas desses locais. Para o projeto, o Terra firmou parcerias com coletivos como Alma Preta, Ponte Jornalismo, Agência de Notícias das Favelas e Manda Notícias, além da Fundação Telefônica Vivo. Segundo Claudia, a pandemia acabou escancarando ainda mais os abismos sociais do Brasil e, por isso, o veículo notou a importância de mostrar o poder criativo das comunidades. As novidades do portal, bem como a nova marca do Terra, serão apresentadas ao público a partir de janeiro, por meio de uma campanha publicitária.

Outra vertente que o veículo pretende explorar – e que foi um dos marcos do Terra na primeira década do ano 2000 – é a realização de eventos. A empresa repaginou o Terra Música Ao Vivo, show proprietário do portal. Na semana passada, o projeto trouxe a cantora Luisa Sonza. Em 2022, outros artistas também estarão presentes no formato.

Além de Claudia Caliente, também foram contratados para compor a liderança do novo Terra o executivo de marketing  de produtos e projetos, Henrique Bosco, e o executivo de monetização, Julio Tortorello. Também faz parte da equipe Gian Marco Santamaria, contratado como head de agências. Para liderar o time de experiência e conteúdo do portal foi escolhida Renata Gierun, que já fazia parte da empresa. Daniele Almeida, que também já atuava no Terra, assume o pilar de AdSolutions e tecnologia. Toda a gestão do Terra faz parte da área comandada por Ricardo Hobbs, VP de estratégia e novos negócios da Vivo.

*Credito da imagem de topo: Shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental