Mitos e dicas sobre home office

Buscar
Publicidade

Opinião

Mitos e dicas sobre home office

É um desconforto inicial, totalmente normal, afinal, estamos praticando um novo modelo de trabalho e em escala


24 de março de 2020 - 10h16

(Crédito: Undrey/ iStock)

Por mais de dez anos em funções executivas, cobrindo América Latina e como consultor, experimentei essa modalidade de trabalho, que tem alguns mitos e me trouxe bons aprendizados.

Conversando com algumas lideranças do mercado, senti um desconforto inicial, que é totalmente normal, afinal, estamos praticando um novo modelo de trabalho e em escala. Ouvi muitos “estou trabalhando muito mais” e “não estou conseguindo gerenciar mais minha agenda”. Resolvi compartilhar alguns mitos e aprendizados que tive durante a minha jornada:

1)Mitos

• Home office é simples de implantar. Lembre- se que estamos tratando de outra modalidade de trabalho, assim, políticas e regras deverão ser estipuladas. Implementar home office também implica assegurar que seus colaboradores tenham uma estrutura de conexão adequada e disponível — esperar que as pessoas façam as mesmas atividades de um computador num celular é complicado.

• Home office não equivale a férias nem descanso remunerado. Você precisa manter seu horário de trabalho normal. Não cabe a cada um decidir um novo horário de trabalho, pois sua ausência pode significar uma decisão ou consulta não feita e uma tarefa não concluída.

• Liberdade versus responsabilidade. Lembre- se que você segue trabalhando, só que em regime remoto. Trabalhar da piscina, tirar um cochilo ou ver um filme é possível, mas lembre-se que existem pessoas que dependem ou precisam de você, logo, vale a regra do respeito. Em horário de trabalho, você precisa estar acessível.

• Acessível versus disponível. Mantenha sua rotina habitual. Esteja acessível. Meios de comunicação não faltam. Agora, a falta do contato físico nos leva a acreditar que as pessoas estarão sempre disponíveis, o que não é verdade. Precisa garantir determinadas conversas. Então, agende horários e assegure a disponibilidade das demais pessoas.

2)Dicas
• Divida seu dia em três momentos. Início da manhã para ler e-mails, revisar mensagens de WhatsApp e sua agenda do dia/semana. Use o restante da manhã para lidar com e-mails, telefonemas rápidos, conversas individuais ou ler. Após o almoço, reuniões por telefone ou videochamadas por Skype, Zoom, Whereby ou Hangouts. Acredite! É muito mais produtivo, além de estabelecer uma disciplina para você e demais pessoas. A ordem importa menos do que organizar e comunicar sua nova rotina.

• Família toda em casa é um desafio: converse e negocie seus tempos e pausas. Você será a novidade dentro de sua casa e criará nova rotina. Uso fones que cancelam ruídos quando preciso estar concentrado. Aprendi também que meu home office não se sobrepõe a rotina da casa nem vai gerar stress e brigas desnecessárias. Vale uma conversa entre todos de casa para combinar as regras do jogo.

• As armadilhas caseiras: quer acordar um pouco mais tarde, tirar aquele cochilo no sofá, visitar a geladeira inúmeras vezes ou aproveitar para pegar aquele bronze na piscina? Ok, mas lembre-se de que você não está de férias. Não espere também que os outros adotem os mesmos hábitos e depois estejam disponíveis à noite para você. Nessa modalidade de trabalho, os horários precisam ser ainda mais respeitados.

• Tempo das interações: você vai reparar rapidamente que reuniões que duravam muito tempo fisicamente serão resolvidas mais rapidamente virtualmente. E a razão é que todos estarão mais atentos e focados. Reflita!

• Aprenda a escutar mais: temos um hábito no Brasil de todos falarmos ao mesmo tempo ou ter conversas paralelas em reuniões presenciais. Virtualmente essa prática simplesmente não funciona. Ninguém se entende.

• Planeje suas reuniões: quantas vezes não entramos em reuniões sem saber seu objetivo? Virtualmente isso não funciona. Convide apenas as pessoas necessárias para a reunião e, em caso de mais de três pessoas, comece pelos objetivos da conversa e o papel de cada um.

Agora, sua vez. Divida sua experiência de trabalho remoto. Temos uma grande oportunidade de construir um aprendizado coletivo.

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/ iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Premiunização para avançar

    Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios

  • Marcas fofoqueiras

    O consumidor deixa rastros de seus gostos (ou não) o tempo todo, resta às empresas saberem como lidar com isso