Personalização será chave no supertrimestre do varejo

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Personalização será chave no supertrimestre do varejo

Maioria dos brasileiros querem receber ofertas sob medida na temporada que vai reunir o maior torneio de futebol do mundo, Black Friday e Natal


6 de outubro de 2022 - 0h00

Este será um trimestre que trará uma série de desafios às marcas — ao mesmo tempo em que representará um período cheio de oportunidades ao varejo. Com a expansão da digitalização e a ascensão do conteúdo digital, a atenção das pessoas está mais concorrida do que nunca, o que torna a personalização um ponto-chave para que as marcas possam se diferenciar nesse período.

Consumidores valorizam experiências cada vez mais customizadas

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Tendências de consumo para a temporada de compras

Cenário econômico requer assertividade
Em 2022, a grande maioria (87%) dos latino-americanos conectados pretendem fazer algum tipo de compra na Black Friday, e 67% afirmaram que gostariam de receber ofertas personalizadas. Tanto na data popular pelos grandes descontos quanto no Natal, momentos tradicionalmente saturados de promoções, existe grande expectativa das pessoas em relação à comunicação das marcas de forma customizada às suas necessidades. Os dados são de um levantamento encomendado pela Meta Foresight, divisão de pesquisas e insights da Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, à Offerwise.

O cenário econômico de corte de investimentos acrescenta outro elemento à equação. “Numa temporada em que cada centavo importa, é importante alocar o orçamento nos canais que apresentam maior resultado de negócio”, diz Andre Sabioni, diretor de negócios da Meta para e-commerce e varejo. “Em todo o mundo, mais de 3,6 bilhões de pessoas usam as plataformas da Meta, e queremos que elas sintam que o tempo que passam nos nossos aplicativos é significativo. É por isso que investimos de maneira contínua em tecnologias que fazem com que o conteúdo que veem em nossas plataformas, incluindo anúncios, seja personalizado e relevante”, completa.

Segundo o mesmo estudo, no Brasil, 69% das pessoas dizem que os aplicativos da Meta são os principais canais para descobrir novos produtos e serviços durante a Black Friday de 2022. Fato que reforça a oportunidade das marcas de criarem uma estratégia de comunicação personalizada aos interesses dos consumidores, nas plataformas onde eles já passam o seu tempo.

Sofisticando a personalização com parceiros de negócios da Meta
Para apoiar marcas na ativação do Discovery Commerce, a Meta dispõe de parceiros de negócios oficiais, que ajudam a sofisticar sua presença online e potencializar resultados. Um deles é a VTEX: por meio de ferramentas de integração, como a API de Conversões, empresas podem conectar seus negócios entre as plataformas e sofisticar a presença online via personalização, o que incrementa os resultados de vendas e melhora a qualidade das campanhas ao consumidor final.

Saiba mais sobre os parceiros de negócios da Meta e como eles podem ajudar a potencializar seus resultados!

Marcas que vão ao encontro do consumidor
As plataformas sociais estão entre as principais ferramentas de geração de demanda e conversão em vendas. O consumidor passou a adotar uma mentalidade de descoberta, tanto em compras já planejadas quanto em compras com base em interesses.

As compras online, no passado, funcionavam da seguinte forma: o consumidor precisava de algo, pesquisava e comprava — um processo funcional, mas que não dava espaço para a descoberta de novas marcas ou produtos que poderiam ser relevantes para ele. A partir de tecnologias como aprendizado de máquina (machine learning) e automação, as marcas agora podem se conectar com pessoas que, enquanto usam o Facebook ou Instagram, descobrem produtos conectados aos seus interesses. Essa é a base da etapa de personalização do Meta Discovery Commerce — a porta de entrada dessa jornada que vai da descoberta à conversão.

Os constantes avanços da Meta na área de inteligência artificial têm permitido às marcas entregar anúncios personalizados melhores, usando menos dados e potencializando o uso de mensagens automatizadas e ferramentas de criação que permitem que as empresas executem campanhas com melhor desempenho.

A Magazine Luiza foi um dos anunciantes a implementar a API de Conversões — uma solução que permite às marcas reconhecer ações do consumidor em sua jornada online e, a partir disso, entender o perfil do usuário e criar momentos de interação com a marca mais assertivos, ao mesmo tempo em que respeita sua privacidade. Após implementar a solução, a varejista verificou mais eficiência em suas campanhas de performance, atingindo 88% de conversões incrementais, durante teste realizado em um período de 21 dias, além de diminuir o seu custo por conversão incremental em 47%.

Para uma jornada de sucesso

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Mais performance em quatro etapas
Ao longo de um mês e quatro episódios, esta série de conteúdo produzida em parceria pela Meta e o M&M Content Lab apresenta a jornada completa do Discovery Commerce, da descoberta à conversão — ilustrando cada uma delas com cases de clientes e explicando o papel fundamental dos parceiros de negócios da Meta nesse processo.

Conheça melhor as ferramentas do Discovery Commerce.

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