As marcas mais conhecidas pelo público gamer
Dados da pesquisa PGB revelam que jogadores gostam quando as marcas se envolvem no universo gamer

Mais do que aparecer em um jogo, 80,6% do público gamer gosta de marcas que se relacionam com o universo de jogos digitais, e 79,4% acha importante que as empresas respeitem a cultura gamer. Esses dados foram divulgados na Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB), publicada nesta terça-feira, 15.
O mapeamento realizado pela Go Gamers e SX Group em parceria com a Blend New Research e ESPM, com mais de 400 marcas em 26 setores, ouviu 6.282 pessoas entre os dias 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2025 e identificou como o público gamer se relaciona com as empresas que fazem parte deste nicho.
Entre os respondentes, 74,5% afirmam que gostam de marcas que se relacionam com criadores de conteúdo; outros 73% gostam quando aparecem dentro dos games (skins, itens, etc.). Entre as empresas que estão nos eSports, 72,9% afirmam apreciar, enquanto 71,4% preferem comprar produtos de marcas que fazem publicidade com games.
Entre os setores que mais se envolvem com o universo dos jogos, os destaques estão com higiene e cuidados pessoais, com uma participação de 86,5%, além de produtos alimentícios, com 81,5%, e meios de pagamentos, com 72%. Também aparecem operadoras de banda larga (69,5), café (68%), cartão de crédito (67%) e bancos (67%).
Confira a marca mais lembrada nos 25 segmentos avaliados:
| As marcas mais conhecidas pelo público gamer | ||
| Segmento | Marcas | % |
| App de Delivery | iFood | 87,2 |
| Bancos | Nubank | 76,8 |
| Café | 3 Corações | 71,8 |
| Cartão de Crédito | Mastercard | 84,7 |
| Cervejas | Heineken | 76,8 |
| Cuidados e Higiene | Colgate | 77,2 |
| Cosméticos | O Boticário | 67,4 |
| Energéticos | Red Bull | 81,8 |
| Food Service | McDonald’s | 68,3 |
| Tênis | Nike | 74,8 |
| Luxo | Ferrari | 48,2 |
| Agências de viagem | CVC | 54,9 |
| Idioma | CCAA | 46,5 |
| Farmácias e Drogarias | Drogasil | 60,3 |
| Snakcs (Doces) | Nestlé | 55,3 |
| Snakcs (Salgadinhos) | Ruffles | 59,8 |
| Companhia Aérea | LATAM Airlines Brasil | 65,9 |
| Bebidas Álcoolicas | Jack Daniels | 66,3 |
| Refrigerantes | Coca-Cola | 83,9 |
| Meios de pagamento | PayPal | 68,9 |
| Telecoms | Vivo | 75,4 |
| Carros | Fiat | 70,8 |
| Produtos Alimentícios | Nestlé | 56,1 |
| Lojas de departamento | C&A | 56,6 |
| Roupas | Nike | 51 |
| Apostas | Betano | 51,3 |