Brand Finance: Itaú é a marca mais valiosa e Nubank a mais forte
Pelo nono ano consecutivo, Itaú lidera ranking, embora Nubank tenha registrado maior crescimento de valor de marca no ano
Brand Finance: Itaú é a marca mais valiosa e Nubank a mais forte
BuscarBrand Finance: Itaú é a marca mais valiosa e Nubank a mais forte
BuscarPelo nono ano consecutivo, Itaú lidera ranking, embora Nubank tenha registrado maior crescimento de valor de marca no ano
Bárbara Sacchitiello
11 de junho de 2025 - 8h30
Itaú é, pelo nono ano consecutivo, a marca mais valiosa do País; Nubank é a que mais cresce, em termos de valor, e também lidera o ranking de marcas mais fortes (Crédito: Shutterstock)
A edição de 2025 do ranking brasileiro da Brand Finance, que lista as marcas mais valiosas e também as marcas mais fortes do Brasil ressaltaram a força do setor bancário. O top 5 das empresas que lideram o ranking é composto por bancos. Pelo nono ano consecutivo, o Itaú lidera o ranking nacional da Brand Finance. No relatório de 2025, o banco aparece com valor de marca de US$ 8,6 bilhões (maior do que em 2024, quando o Itaú foi avaliado com valor de US$ 8,3 bilhões). Além do já tradicional ranking do valor das marcas, a Brand Finance também apresenta o ranking de força de marca, que mensura a eficácia daquela marca em relação a elementos como investimento em marketing, desempenho, patrimônio líquido e posicionamento perante a concorrência. Nesse ranking de força de marca, a primeira posição é ocupada pelo Nubank, cuja pontuação foi de 95,32 na avaliação realizada pela consultoria. No geral, as 100 marcas mais valiosas do Brasil, que compõem o ranking atual da Brand Finance, somam US$ 79,4 bilhões em valor de marca, uma alta de 2,7% em comparação com o relatório do ano anterior. Essa valorização, segundo a consultoria, foi impulsionada pela inovação digital, infraestrutura e novos hábitos de consumo. Enquanto o Itaú, que ocupa a primeira posição, teve um crescimento de 3% em seu valor de marca na comparação com o ranking de 2024, o segundo e terceiro colocados registraram recuo no valor de marca. O Banco do Brasil, que ocupa a vice-liderança do ranking, aparece com valor de marca de US$ 5,2 bilhões (queda de 4%) enquanto o Bradesco ficou na terceira posição, com valor de marca de US$ 4,7 bilhões (queda de 6%). O maior destaque no topo do ranking, no entanto, ficou com o Nubank, quarto colocado da lista, com valor de marca de US$ 4 bilhões. Em comparação com o ranking de 2024 da Brand Finance, o crescimento do Nubank foi de 195% em seu valor de marca, o que fez com que a empresa, pela primeira vez, aparecesse entre as dez primeiras da lista. O top 5 é completado pela Caixa, que teve um salto de 28% em seu valor de marca, registrando o montante de US$ 3,7 bilhões. Petrobras, Localiza, Vale, Vivo e Sadia completam a lista das dez marcas mais valiosas. Veja abaixo a lista das 20 primeiras marcas mais valiosas do Brasil:
As marcas mais valiosas do Brasil – 2025 | |
1 | Itaú |
2 | Banco do Brasil |
3 | Bradesco |
4 | Nubank |
5 | Caixa |
6 | Petrobras |
7 | Localiza |
8 | Vale |
9 | Vivo |
10 | Sadia |
11 | Natura |
12 | Skol (AB Inbev) |
13 | Latam Airlines |
14 | Rede D’OR São Luiz |
15 | Raízen |
16 | Assaí Atacadista |
17 | Brahma |
18 | Embraer |
19 | Suzano |
20 | Marfrig |
Além de ter sido a marca com maior crescimento, em termos de valor, no ranking atual da Brand Finance, o Nubank também foi considerada a marca mais forte do Brasil de acordo com o Índice de Força de Marca (Brand Strength Index – BSI). Entre os 100 pontos possíveis de pontuação, o Nubank alcançou a marca de 95,3, o que, segundo a consultoria, reflete seus índices de confiança e familiaridade entre os consumidores brasileiros. A vice-liderança do ranking das marcas mais fortes do Brasil ficou com a Sadia, que conseguiu pontuação de 91,95. A Porto aparece em terceiro lugar, com 90,21 pontos. Caixa e Azul aparecem na sequência, com 89,25 e 88 pontos, respectivamente. Entre os destaques do ranking de marcas mais fortes do Brasil, em termos de variação positiva, a Brand Finance aponta os Correios. Embora apareça na 36ª posição no ranking, a marca foi a que mais melhorou sua pontuação, ampliando 11,82 pontos na comparação com o ranking anterior. A Caixa também se destaca pela melhora no desempenho, ampliando em 11,23 pontos sua classificação entre as marcas mais fortes. Já o campeão do ranking, o Nubank, obteve 9,48 pontos a mais do que no ano passado. Veja, abaixo, a lista das 20 marcas mais fortes do País:
As marcas mais fortes do Brasil – 2025 | |
1 | Nubank |
2 | Sadia |
3 | Porto |
4 | Caixa |
5 | Azul |
6 | Gol |
7 | Inter |
8 | Brahma |
9 | Perdigão |
10 | Vivo |
11 | Seara |
12 | Natura |
13 | Localiza |
14 | Latam Airlines |
15 | Havaianas |
16 | Itaú |
17 | Caixa Seguradora |
18 | Banco do Brasil |
19 | Renner |
20 | BB Seguridade |
Compartilhe
Veja também
O Boticário é a marca mais lembrada pelos casais no Dia dos Namorados
Pesquisa conduzida pela MindMiners aponta que 78% dos casais pretendem presentear no próximo dia 12
Carmed lança versão Smurfs, com sabor de blueberry
Nova collab da marca da Cimed é lançada em sintonia com a chegada de novo filme, que reviverá o universo dos personagens