Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024
Banco tem a marca mais valiosa do Brasil pela oitava vez consecutiva; valor das 100 principais empresas da lista avançou 4%, chegando a US$ 77,2 bilhões
Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024
BuscarItaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024
BuscarBanco tem a marca mais valiosa do Brasil pela oitava vez consecutiva; valor das 100 principais empresas da lista avançou 4%, chegando a US$ 77,2 bilhões
Meio & Mensagem
6 de maio de 2024 - 15h22
Pelo oitavo ano consecutivo, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com a Brand Finance, divulgado nesta segunda-feira, 6. O banco manteve a liderança apesar da queda de 4,4% no valor da marca (US$ 8,4 bilhões). Segundo análise da consultoria, o recuo se deu pelo declínio na força da marca. Neste ano, os clientes estão menos propensos a recomendar a marca a outras pessoas do que nos anos anteriores.
Com quatro marcas entre as 10 primeiras colocações, o setor bancário é um dos destaques do ranking deste ano. Além do Itaú, aparecem na lista Banco do Brasil (segunda colocação), Bradesco (terceira) e Caixa (sexta). Veja a lista das 20 primeiras marcas e seus valores abaixo.
Ao todo, as 100 marcas brasileiras mais valiosas alcançaram valor de US$ 77,2 bilhões. O número representa um aumento de 4% em relação a 2023.
A Localiza entrou no Top 10, passando da 16ª para a 7ª colocação. Assim, a empresa de aluguel de veículos se tornou a marca que mais cresceu no Brasil, quase dobrando seu valor. Na sequência, aparecem duas marcas de varejo:Pão de Açúcar, com crescimento de 65%, e Extra, com alta de 59%.
A Natura, por sua vez, é a marca mais forte do Brasil pela pesquisa global Brand Finance, com 89/100 no Índice de Força da Marca (BSI). No entanto, cinco marcas entraram no top 10 do indicador. A Brahma saltou da 20ª para a 6ª posição; a Sadia, da 16ª para a 7ª; a Perdigão, da 17ª para a 8ª, a Sul América, da 14ª para a 9ª e BB Seguridade, da 11ª para a 10ª.
Três bancos também lideram a lista de marcas com maior Valor de Percepção de Sustentabilidade no Brasil: Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. O Itaú possui o maior valor, com US$ 573 milhões. O Banco do Brasil atingiu US$ 396 milhões e o Bradesco, US$ 328 milhões. Fecham o Top 5 Petronas, com US$ 293 milhões, e a Localiza, com US$ 269 milhões.
Já Bradesco, Itaú e Caixa são as marcas brasileiras com maior gap positivo de sustentabilidade. Ou seja, sua percepção de sustentabilidade é maior que o valor real. Os dados indicaram Bradesco, com US$ 51 milhões; Itaú, com US$ 440 milhões, e Caixa, com US$ 38 milhões.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros