Custo quase zero, resultado imensurável
Dois casos recentes: Giraffas e LG mostram que uma marca precisa estar antenada ao que acontece ao seu redor
Dois casos recentes: Giraffas e LG mostram que uma marca precisa estar antenada ao que acontece ao seu redor
Meio & Mensagem
21 de setembro de 2015 - 8h45
Tudo começou com um convite de trégua ao principal concorrente. A proposta do Burger King feita ao McDonald´s para criar o “McWhopper” foi rejeitada, mas os outros concorrentes que estavam atentos perceberam que poderiam entrar na história.
É desta forma que Denny’s, Wayback Burgers, Krystal, Giraffas e Burger King criam, nesta segunda-feira, 21, no Dia da Paz, um lanche que vai combinar os ingredientes de cada um dos principais sanduíches desses restaurantes em um único lanche.
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O Peace Day Burger acontece apenas durante um dia na cidade de Atlanta, EUA, em um restaurante temporário, com o objetivo de gerar conhecimento sobre o Dia da Paz e a organização Peace One Day.
“Desde o começo, o principal objetivo dessa iniciativa foi criar conversas em torno do Dia da Paz. Nós estamos realmente orgulhosos de fazer parte da aliança corporativa do Peace One Day e ver que o conhecimento sobre a causa nos Estados Unidos está cerca de cinco vezes maior entre as pessoas que viram a campanha, em comparação com aquelas que não sabiam disso”, comenta Fernando Machado, vice-presidente sênior de Global Brand Management para a Burger King Corporation.
De acordo com o executivo, o Burger King ficou surpreso com a iniciativa que partiu das outras marcas. “Fomos surpreendidos pelas boas intenções de nossos companheiros e acreditamos que trabalhar em parceria com eles para criar esse sanduíche único é como uma reviravolta do destino”, diz Machado. No Brasil, a rede Giraffas conseguiu tirar proveito da situação ganhando exposição mundial sem gastar um centavo.
Como disse ao Meio & Mensagem, Ricardo Guerra, diretor de marketing da rede Giraffas, a admiração pela “sacada” do concorrente virou logo uma oportunidade. Assim que o convite foi feito pelo Burger King, o Giraffas publicou um post no Facebook, em parceria com as agências Mood e Peppery, se colocando à disposição da concorrente. Em menos de três horas, o post recebeu mais de 13.500 likes e 2.500 compartilhamentos e trouxe sete mil novos fãs à página da marca no Facebook. "A gente gosta muito de aproveitar temas que têm relação com o cotidiano para interagir com nosso público", diz Guerra.
Atentos ao redor
Na semana passada, um caso parecido ao do Giraffas aconteceu com a marca LG. Fernanda Summa, gerente de home entertainment da LG e outros executivos da marca visitaram Silvio Santos e levaram a ele um modelo OLED TV. “Foi algo totalmente espontâneo, não houve nenhuma negociação ou contrato envolvido, apenas pedimos autorizaçao para postar o vídeo dele testando a TV”, diz Fernanda. Uma façanha que começou em fevereiro, quando o apresentador disse que utilizava o serviço de streaming Netflix e ganhou uma assinatura vitalícia. Na ocasião, a LG ofereceu uma TV para Silvio, o aceite veio sete meses depois.
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