Marketing
França quer padronizar embalagens de cigarros
Proposta do Ministério da Saúde prevê maços sem publicidade e com o logotipo da marca escrito em letras pequenas abaixo de um aviso sobre saúde
França quer padronizar embalagens de cigarros
BuscarFrança quer padronizar embalagens de cigarros
BuscarProposta do Ministério da Saúde prevê maços sem publicidade e com o logotipo da marca escrito em letras pequenas abaixo de um aviso sobre saúde
Meio & Mensagem
26 de setembro de 2014 - 12h20
O Ministério da Saúde da França apresentou, nessa quinta-feira 25, uma proposta de medidas rígidas para padronizar as embalagens de cigarros, deixando-as mais simples, sem publicidade e com o logotipo da marca escrito em letras pequenas, abaixo de um aviso sobre saúde. Atualmente, cerca de 30% da população francesa fuma. O plano ainda precisa ser aprovado pelo parlamento.
O objetivo, segundo a ministra da saúde Marisol Touraine, é ter uma medida antitabagismo que criará a primeira geração de não-fumantes do país, por volta da década de 2030. O novo plano será incorporado por etapas ao longo de dois anos.
Outras medidas, como proibir que adultos fumem em áreas frequentadas por crianças ou nos carros, na presença de menores de 12 anos, e parar de anunciar cigarros eletrônicos até maio de 2016, também foram apresentadas.
A Austrália foi pioneira em padronizar as embalagens de cigarros. Em 2012, o país criou uma lei exigindo a retirada das logomarcas e a inserção de alertas sobre a saúde, que tomam 90% do verso da embalagem e 70% da frente.
Já os Estados Unidos impediram que as marcas fossem forçadas a colocar avisos antitabagismo nas embalagens, alegando que as imagens são apelativas. O governo norte-americano, porém, pode determinar rótulos neutros.
Com informações de Reuters e Folha de S. Paulo.
Compartilhe
Veja também
Corinthians divulga ações e movimento de combate ao racismo
Clube destinará bolsas de estudo a jovens negros em parceria com o CIEE e promoverá sessões e uma cartilha de letramento racial
Fórmula 1 se une a Globant para modernizar exibição de publicidade
Em parceria com a consultoria, a F1 pretende potencializar as conexões digitais dos fãs e dos anunciantes durante as corridas