IA, sustentabilidade e sociopolítica: tendências de consumo para 2024

Buscar

IA, sustentabilidade e sociopolítica: tendências de consumo para 2024

Buscar
Publicidade

Marketing

IA, sustentabilidade e sociopolítica: tendências de consumo para 2024

Relatório Top Global Consumer Trends 2024, da Euromonitor, analisa impacto da IA, sustentabilidade e fatores sociais, econômicos e políticos no consumo


16 de novembro de 2023 - 12h24

Relatório da Euromonitor lista seis tendências de consumo para 2024 (crédito: Adobe)

A Euromonitor apresentou nesta quinta-feira, 16, o relatório Top Global Consumer Trends 2024. O estudo anual indica tendências emergentes que fornecem insights sobre os valores em evolução dos consumidores e analisa como o comportamento das pessoas está redefinindo suas motivações e necessidades de compra.

De acordo com o levantamento, as empresas precisam aumentar as inovações em torno da acessibilidade, à medida que os consumidores buscam incansavelmente as ofertas. As pessoas, por sinal, estão procurando melhorar a sua saúde e bem-estar. Esta edição aborda, ainda, o impacto da Inteligência Artificial, da sustentabilidade e de fatores sociais, econômicos e políticos para entender as tendências globais de consumo neste ano.

Segundo Alison Angus, chefe de inovação da Euromonitor International, as preferências dos consumidores estão intimamente ligadas à agenda da sustentabilidade, ao progresso tecnológico e ao impacto das questões sociopolíticas. “As empresas devem lidar com assuntos sensíveis com cautela, mantendo-se fiéis aos valores centrais de sua marca”, disse.

De acordo com o relatório, mais de 40% dos consumidores se sentiriam confortáveis com assistentes de voz oferecendo recomendações personalizadas, mas menos de um quinto sentiu o mesmo sobre o uso de bots para responder a perguntas complexas de atendimento ao cliente.

Além disso, mais de 60% dos consumidores tentaram ter um impacto positivo no meio ambiente em 2023, e 52% dos consumidores compraram apenas de empresas ou marcas em que confiavam completamente em 2023.

Já 53% dos profissionais disseram que escalar as iniciativas promocionais será uma prioridade estratégica para sua empresa nos próximos meses, enquanto 85% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos de beleza com eficácia ou benefícios comprovados.

Confira as principais seis tendências de consumo para 2024:

1) Pergunte à IA

Novas ferramentas estão evoluindo para cocriações para os consumidores, influenciando suas decisões e remodelando suas expectativas de engajamento com a marca. Essas plataformas se tornarão cada vez mais integradas ao dia a dia dos consumidores. As empresas devem utilizar IA generativa para melhorar a personalização e melhorar a experiência geral do cliente.

2) Distrações deliciosas

Os consumidores buscam uma fuga do estresse e das ansiedades diárias para romper com o cotidiano. Cerca de 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas rastreando suas emoções e personalizando as experiências de acordo com seus humores.

3) Greenwashed fora

Embora os consumidores estejam tentando viver de forma mais sustentável, eles questionam se as empresas e os governos estão utilizando plenamente os recursos disponíveis para criar um impacto significativo. Eles querem que as organizações avancem nessa agenda e mostrem provas dos seus compromissos ecológicos.

4) Progressivamente polarizado

As questões políticas e sociais estão no cerne das identidades pessoais. Esses sistemas de crenças influenciam perspectivas, valores e atitudes. Os consumidores não deixarão de expressar as suas convicções. Responsabilidade social, filiação política e iniciativas de sustentabilidade motivarão os gastos.

5) Hackers de valor

Com a crise do custo de vida em curso, os consumidores estão ajustando sua mentalidade financeira e 44% dos consumidores planejam economizar mais dinheiro em 2023. Eles estão empregando estratégias cada vez mais inteligentes para obter os melhores negócios.

6) Pragmáticos do bem-estar

Os consumidores estão buscando soluções rápidas e eficazes para melhorar seu bem-estar físico e mental. A eficácia demonstrada desempenhará um papel significativo em suas decisões de compra.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fini licencia produtos temáticos de Harry Potter

    Fini licencia produtos temáticos de Harry Potter

    A parceria será uma das primeiras na categoria de balas gelatinosas com o universo bruxo no Brasil

  • Projeto oferece mentoria gratuita a empresas afetadas pelas enchentes do RS

    Projeto oferece mentoria gratuita a empresas afetadas pelas enchentes do RS

    Criado pelo Share, Reafirma prevê o trabalho de consultoria e desenvolvimento de estratégias em comunicação, marketing e vendas para que as empresas possam retomar suas atividades