Jac Motors fecha patrocínio com rúgbi nacional
Montadora chinesa apoia as seleções feminina e masculina até as Olimpíadas em 2016
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Nathalie Ursini
2 de abril de 2012 - 4h48
A Jac Motors fechou patrocínio com a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) até 2016, quando acontecem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O logotipo da montadora chinesa estará estampado nas camisas (provavelmente nas mangas) das seleções masculina e feminina, além de estar presente no backdrop de entrevistas e durantes os eventos promovidos pela confederação.
Segundo o presidente da CBRu, Sami Arap, o patrocínio envolve aporte financeiro e também produtos. A confederação vai utilizar cinco veículos da Jac que serão trocados a cada seis meses. A diretora de marketing da montadora, Marize Ornellas, explica que a proposta de patrocínio é apoiar o esporte que é novo no Brasil, assim como a empresa. A estreia do patrocínio será no fim de semana dos dias 10 e 11 de março, durante o Rio Sevens – Campeonato Sul-Americano de Rugby, que terá transmissão ao vivo do Sportv.
A montadora é a quinta empresa a fechar patrocínio com a CBRu desde que Arap assumiu a presidência. A primeira foi a marca esportiva Topper, que desenvolveu em parceria com a agência Talent diversos comerciais bem humorados para divulgar o esporte no País. As demais marcas são Grupo CCR, Heineken e Bradesco.
Todos os contratos têm vigência até 2016, quando o rúgbi volta ao programa olímpico, juntamente com o golfe.
Construção de marca
Pouco se sabe sobre rúgbi no Brasil, mas desde 2010 a ideia da CBRu é disseminar o esporte no País. Para isso, a Talent, agência responsável pela conta da Topper, criou diversos símbolos para representar a seleção brasileira. Todas as grandes potências do rúgbi mundial possuem apelidos, que são mais fortes que seus próprios nomes, e um símbolo. O time argentino é mais conhecido como Los Pumas, e a Nova Zelândia como All Blacks, por exemplo.
Depois de receber mais de 200 sugestões, a Talent selecionou três finalistas: Os Sucuris e Os Araras, que foram criados pelo assistente de arte da agência Rodrigo Perreli, e Os Tupis, que foi enviado como sugestão. O público poderá votar no símbolo preferido até domingo, 4, pelo site da CBRu.
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