Marketing

NFL fará primeiro jogo no Brasil, na Neo Química Arena, em 2024

Liga de futebol americano virá pela primeira vez à América do Sul para um jogo regular da temporada; data e equipes ainda não foram definidas

i 13 de dezembro de 2023 - 15h24

NFL Brasil Neo Química Arena

Jogo acontecerá no segundo semestre de 2024 na Neo Química Arena (Crédito: Divulgação)

Atualizado 13 de dezembro, às 16h15

A Neo Química Arena, em São Paulo, será o palco do primeiro jogo da National Football League (NFL) em território brasileiro. A partida acontecerá no segundo semestre de 2024.

O anúncio foi feito pela associação de futebol americano junto ao Sport Club Corinthians Paulista na tarde desta quarta-feira, 13. A liga promoverá no Brasil a disputa de um jogo da temporada 2024-25.

Não foram divulgadas quais equipes virão ao Brasil para o jogo. Algumas informações do universo esportivo apontavam que uma delas seria o Miami Dolphins. O comunicado, contudo, afirma que as equipes que se enfrentarão, bem como a data, serão divulgadas em breve.

É a primeira vez que uma partida regular da NFL será realizada em um estádio da América do Sul. A iniciativa faz parte da política de áreas de marketing internacional, que visa ampliar a presença global da liga e dos times de futebol americano.

De acordo com comunicado, a arena do Corinthians foi escolhida como sede do jogo em uma disputa que envolveu outras cidades do Brasil e da Europa.

“Levar a NFL para novos continentes, países e cidades ao redor do mundo é um elemento importante do nosso plano para seguir crescendo o esporte globalmente”, disse Roger Goodell, Comissário da NFL, em comunicado. “O Brasil se estabeleceu como um mercado-chave para a NFL e estamos animados para jogar no país pela primeira vez”, complementou.

Durante esse processo, a National Football League (NFL) concede a cada franquia um território no qual poderá conduzir estratégias para impulsionar o crescimento da modalidade em cada região do Globo.

NFL no Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve presente na coletiva realizada pela NFL, em Dallas, para participar do anúncio oficial do jogo que acontecerá na capital paulista. Para ele, essa é uma forma de ampliar a gama de eventos na cidade. “Vamos incrementar nossa economia gerando emprego e renda. Vocês vão ficar impactados positivamente”, disse.

O País é o terceiro do mundo em número de fãs e, por isso, foi a escolha da liga para a realização do primeiro jogo na América do Sul. Por isso, do lado da NFL, o Brasil é um território importante para ampliar os esforços de crescimento global.

Peter O’Reilly, vice-presidente executivo da NFL, negócios de clubes, eventos internacionais e da liga, explica que a intenção da NFL não é apenas realizar uma partida, mas ampliar o engajamento. “Não queremos apenas fazer um jogo e ir embora. Queremos engajar a torcida, promover ações, projetos de educação e outras iniciativas para se aproximar dos fãs”, disse. O executivo completou dizendo que para que isso aconteça é importante ter parceiros, citando a SP Turis e a Effect Sport.

Como parceiros, a liga já anunciou nomes como XP e AB InBev.

Colaboração Amanda Schnaider