Assinar

Nubank lidera principalidade em ranking da Okiar

Buscar

Nubank lidera principalidade em ranking da Okiar

Buscar
Publicidade
Marketing

Nubank lidera principalidade em ranking da Okiar

Fintech conquista o posto de banco principal para 21,7% dos brasileiros, acirrando a disputa com Itaú e Bradesco, enquanto Caixa lidera em número total de contas


17 de junho de 2025 - 10h00

Durante o primeiro semestre de 2025, a consultoria Okiar entrevistou mais de mil pessoas para entender sua relação com as instituições financeiras. O levantamento descobriu que cada brasileiro mantém, em média, quatro contas bancárias. Nesse sentido, quem tem liderado a principalidade da vida financeiras dos usuários?

Nubank lidera principalidade

Nubank lidera a principalidade no ranking da Okiar (Crédito: Divulgação)

Segundo o estudo quem lidera a preferência dos brasileiros como banco principal para as suas necessidades é o Nubank, apontado por 21,7% dos entrevistados. Na sequência, aparece o Itaú, com 14,2% e o Bradesco, na terceira posição, com 12%. Completam o top cinco a Caixa Econômica (10%) e o Banco do Brasil (9,9%).

Porém, quando a pergunta é sobre o volume de clientes, o Nubank cai da primeira para a terceira colocação. Na pesquisa, quem lidera o ranking em volume de clientes é a Caixa Econômica, seguida por Bradesco, Nubank, Itaú e Banco do Brasil.

De acordo com a pesquisa, as instituições financeiras digitais já correspondem por 42% da principalidade bancária dos usuários brasileiros. Os bancos tradicionais ainda são a opção central para 58% do público pesquisado. A preferência varia de acordo com as regiões.

Bancos tradicionais X Bancos digitais

No Sul e Sudeste, os bancos tradicionais apresentam maior preferência. A principalidade dessas instituições fica em 62%, no Sul, e 63%, no Sudeste. Em outras regiões, a concorrência se mostra mais apertada. No Norte, os digitais detêm 58% da principalidade. No Nordeste, a liderança também é dos digitais com 51%. Já no Centro-Oeste, os tradicionais ficam com 51% da principalidade, enquanto os digitais contam com 49%.

O estudo traça algumas relações entre as características do público e a sua preferência. Grupos com menor estabilidade, como autônomos e trabalhadores informais, se concentram mais em instituições digitais. Outra relação é a renda: grupos com maior rende tem maior chance de ter um banco tradicional como principal.

Os clientes de banco tradicional também usam, em média, dois produtos a mais do que os de bancos digitais. Entre os clientes de bancos tradicionais, a média de uso é de 10 produtos. Já nos bancos digitais são oito.

 

Distribuição da principalidade bancária (Top 6)
Posição Banco Porcentagem (%)
Nubank 21,7%
Itaú 14,2%
Bradesco 12,0%
Caixa 10,0%
Banco do Brasil 9,9%
Santander 8,1%

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Parada LGBT+ de SP reúne marcas e faz apelo contra etarismo

    Parada LGBT+ de SP reúne marcas e faz apelo contra etarismo

    A 29ª edição do evento acontece no domingo, 22, e tem Amstel como patrocinadora máster, além de Grupo L’Oréal e Sephora como copatrocinadoras

  • Maratona do Rio bate recorde de inscrições e patrocínios

    Maratona do Rio bate recorde de inscrições e patrocínios

    23ª edição do evento, organizado pela Dream Factory e pela Spiridon, alcançou 60 mil participantes e 42 marcas parceiras