Nubank lidera principalidade em ranking da Okiar
Fintech conquista o posto de banco principal para 21,7% dos brasileiros, acirrando a disputa com Itaú e Bradesco, enquanto Caixa lidera em número total de contas
Nubank lidera principalidade em ranking da Okiar
BuscarNubank lidera principalidade em ranking da Okiar
BuscarFintech conquista o posto de banco principal para 21,7% dos brasileiros, acirrando a disputa com Itaú e Bradesco, enquanto Caixa lidera em número total de contas
Taís Farias
17 de junho de 2025 - 10h00
Durante o primeiro semestre de 2025, a consultoria Okiar entrevistou mais de mil pessoas para entender sua relação com as instituições financeiras. O levantamento descobriu que cada brasileiro mantém, em média, quatro contas bancárias. Nesse sentido, quem tem liderado a principalidade da vida financeiras dos usuários?
Nubank lidera a principalidade no ranking da Okiar (Crédito: Divulgação)
Segundo o estudo quem lidera a preferência dos brasileiros como banco principal para as suas necessidades é o Nubank, apontado por 21,7% dos entrevistados. Na sequência, aparece o Itaú, com 14,2% e o Bradesco, na terceira posição, com 12%. Completam o top cinco a Caixa Econômica (10%) e o Banco do Brasil (9,9%).
Porém, quando a pergunta é sobre o volume de clientes, o Nubank cai da primeira para a terceira colocação. Na pesquisa, quem lidera o ranking em volume de clientes é a Caixa Econômica, seguida por Bradesco, Nubank, Itaú e Banco do Brasil.
De acordo com a pesquisa, as instituições financeiras digitais já correspondem por 42% da principalidade bancária dos usuários brasileiros. Os bancos tradicionais ainda são a opção central para 58% do público pesquisado. A preferência varia de acordo com as regiões.
No Sul e Sudeste, os bancos tradicionais apresentam maior preferência. A principalidade dessas instituições fica em 62%, no Sul, e 63%, no Sudeste. Em outras regiões, a concorrência se mostra mais apertada. No Norte, os digitais detêm 58% da principalidade. No Nordeste, a liderança também é dos digitais com 51%. Já no Centro-Oeste, os tradicionais ficam com 51% da principalidade, enquanto os digitais contam com 49%.
O estudo traça algumas relações entre as características do público e a sua preferência. Grupos com menor estabilidade, como autônomos e trabalhadores informais, se concentram mais em instituições digitais. Outra relação é a renda: grupos com maior rende tem maior chance de ter um banco tradicional como principal.
Os clientes de banco tradicional também usam, em média, dois produtos a mais do que os de bancos digitais. Entre os clientes de bancos tradicionais, a média de uso é de 10 produtos. Já nos bancos digitais são oito.
Distribuição da principalidade bancária (Top 6) | ||
Posição | Banco | Porcentagem (%) |
1º | Nubank | 21,7% |
2º | Itaú | 14,2% |
3º | Bradesco | 12,0% |
4º | Caixa | 10,0% |
5º | Banco do Brasil | 9,9% |
6º | Santander | 8,1% |
Compartilhe
Veja também
Parada LGBT+ de SP reúne marcas e faz apelo contra etarismo
A 29ª edição do evento acontece no domingo, 22, e tem Amstel como patrocinadora máster, além de Grupo L’Oréal e Sephora como copatrocinadoras
Maratona do Rio bate recorde de inscrições e patrocínios
23ª edição do evento, organizado pela Dream Factory e pela Spiridon, alcançou 60 mil participantes e 42 marcas parceiras