Assinar

Uma questão de integração

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Uma questão de integração


9 de junho de 2011 - 6h27

A integração da comunicação é um dos grandes problemas dos anunciantes hoje, para cuja solução, até agora, ninguém tinha dado um passo muito efetivo. A Fiat está dando esse passo.
O que não dá certo: as agências trabalharem isoladamente para só depois costurar tudo e integrar a comunicação. Ora, a ideia precisa nascer integrada desde a concepção: planejamento, estabelecimento do conceito criativo etc. E é isso que a “Agência Fiat” está fazendo.
Online e offline precisam deixar de ser tratados como meios concorrentes, iniciativas separadas. Por que não explorar ao máximo as potencialidades de cada um dos meios? Para isso, estamos pensando a comunicação global e integradamente, desde a origem.
Além disso, é necessário que o cliente também esteja preparado para quebrar as barreiras internas. Por isso, estamos remodelando também nossa área interna de marketing, criando uma verdadeira interface com o planejamento das agências.
Tudo isso é um movimento pioneiro, que pode, num futuro não muito distante, provocar ações semelhantes no mercado.

* João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing da Fiat e presidente da ABA

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023

  • Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Marca de luxo masculina com influências japonesas realizou investimento inicial de R$ 4 milhões, e planeja crescimento de R$ 2 milhões no primeiro ano