Assinar

Uma questão de integração

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Uma questão de integração


9 de junho de 2011 - 6h27

A integração da comunicação é um dos grandes problemas dos anunciantes hoje, para cuja solução, até agora, ninguém tinha dado um passo muito efetivo. A Fiat está dando esse passo.
O que não dá certo: as agências trabalharem isoladamente para só depois costurar tudo e integrar a comunicação. Ora, a ideia precisa nascer integrada desde a concepção: planejamento, estabelecimento do conceito criativo etc. E é isso que a “Agência Fiat” está fazendo.
Online e offline precisam deixar de ser tratados como meios concorrentes, iniciativas separadas. Por que não explorar ao máximo as potencialidades de cada um dos meios? Para isso, estamos pensando a comunicação global e integradamente, desde a origem.
Além disso, é necessário que o cliente também esteja preparado para quebrar as barreiras internas. Por isso, estamos remodelando também nossa área interna de marketing, criando uma verdadeira interface com o planejamento das agências.
Tudo isso é um movimento pioneiro, que pode, num futuro não muito distante, provocar ações semelhantes no mercado.

* João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing da Fiat e presidente da ABA

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival

  • NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil