Meio & Mensagem
9 de junho de 2011 - 6h27
A integração da comunicação é um dos grandes problemas dos anunciantes hoje, para cuja solução, até agora, ninguém tinha dado um passo muito efetivo. A Fiat está dando esse passo.
O que não dá certo: as agências trabalharem isoladamente para só depois costurar tudo e integrar a comunicação. Ora, a ideia precisa nascer integrada desde a concepção: planejamento, estabelecimento do conceito criativo etc. E é isso que a “Agência Fiat” está fazendo.
Online e offline precisam deixar de ser tratados como meios concorrentes, iniciativas separadas. Por que não explorar ao máximo as potencialidades de cada um dos meios? Para isso, estamos pensando a comunicação global e integradamente, desde a origem.
Além disso, é necessário que o cliente também esteja preparado para quebrar as barreiras internas. Por isso, estamos remodelando também nossa área interna de marketing, criando uma verdadeira interface com o planejamento das agências.
Tudo isso é um movimento pioneiro, que pode, num futuro não muito distante, provocar ações semelhantes no mercado.
* João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing da Fiat e presidente da ABA
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