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Marketing

Stock Car atrai marcas de fora do automobilismo e estreia na Twitch

Betway, ArcelorMittal, Atto e Intelbras se juntam a Claro, Motorola, Qualcomm, NewOn e BRB como patrocinadoras; categoria terá transmissão pelo Canal do Gaules


9 de fevereiro de 2022 - 6h07

Categoria movimenta um universo de 200 marcas ao longo das etapas e teve aumento de 53% no número de patrocinadores para a temporada 2022 (Crédito: Duda Bairros)

Com a primeira largada da temporada 2022 marcada para domingo, 13, a Stock Car, competição automobilística promovida pela Vicar, terá novidades nos patrocínios, pistas e transmissão. A categoria registrou crescimento de 53% em patrocínios. Neste ano, estreiam Betway (multinacional do segmento de apostas), ArcelorMittal (mineração e fabricação de aço), Atto (sementes) e Intelbras (tecnologia) — todas de fora do universo motor. Além disso, Claro, Motorola, Qualcomm, NewOn (plano de saúde) e Banco BRB, que assinaram pela primeira vez em 2021, renovaram. As marcas se juntam a Chevrolet, Toyota, Pirelli, Gasolina Podium (Petrobras), Blau, Fras-le e Fremax. Além disso, BRB terá os naming rights da etapa final de Brasília e o Galeão da etapa do Rio de Janeiro, que será realizada no RioGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, na volta das cidades ao calendário da competição.

Fernando Julianelli, CEO da Vicar, explica que para obter sucesso com as empresas apoiadoras, a Stock Car está se posicionando não só como um evento esportivo, mas como uma plataforma que seus anunciantes podem usar para construir relações, B2B, e até mesmo reforçar a presença. “Apresentamos a plataforma e perguntamos qual é o objetivo do cliente. Entender os KPIs do cliente fez com que conseguíssemos ter sucesso. Essa tem sido uma fórmula importante para trazermos patrocinadores”, comenta, reforçando que a competição movimenta cerca de 200 marcas parceiras em seu ecossistema. “Cada marca olha, ou através da equipe ou do campeonato, uma plataforma de marketing relevante para estar presente”.

Na exibição das corridas, a Stock Car terá transmissão ao vivo pelo Canal do Gaules, na Twitch. O streamer soma atualmente 165 milhões de horas assistidas em seus conteúdos e atingiu 3,1 milhões de seguidores. O CEO conta que a intenção da competição é estar presente em mais plataformas e se apresentar a um novo público, bem como atrair o público jovem para consumir o conteúdo. A categoria continuará na Band, na TV aberta (contrato válido até 2025), e no SporTV (com contrato até o final da temporada), na TV por assinatura.

Fernando Julianelli, CEO da Vicar: é importante entender os KPIs dos clientes (Crédito: Duda Bairros)

Novos negócios
Além dos investimentos na Stock Car, a Vicar trará para o Brasil a competição de Fórmula 4. A categoria entra em seu primeiro ano com transmissão realizada pela Band e parceiros como Pirelli (pneu oficial), Abarth (motores), NewOn e BRB (naming rights).

A autorização foi concedida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e, segundo o Fernando Julianelli, a Vicar será benchmark global da F4 a partir de agora. A primeira edição terá 16 participantes, entre meninos e meninas, que disputarão 18 corridas em seis fins de semana. A expectativa é que eles percorram cerca de 4.500 km nos circuitos.

Além disso, a Vicar promoverá um programa de mentoria de marketing, ministrado pelo próprio CEO, programas de treinamento físico, coach com os vice-campeões mundiais de Fórmula 1 e atuais pilotos da Stock Car Felipe Massa e Rubens Barrichello, aulas de media training e mecânica. “Queremos preparar esses meninos e meninas dentro e fora do circuito”, comenta Julianelli.

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