Em quais canais as pessoas preferem ver publicidade?
Pesquisa Media Reactions, da Kantar, destaca as preferências dos consumidores e dos profissionais de marketing em todo o mundo
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BuscarPesquisa Media Reactions, da Kantar, destaca as preferências dos consumidores e dos profissionais de marketing em todo o mundo
Bárbara Sacchitiello
19 de setembro de 2022 - 6h00
Divulgado na semana passada, o Media Reaction, estudo global da Kantar, procurou mais uma vez revelar os veículos e canais em que o público tende a receber anúncios publicitários de forma mais positiva.
Realizado com base em 18 mil entrevistas feitas com consumidores de 29 países além de mil profissionais de marketing – a pesquisa aponta que, embora o comportamento digital do consumidor seja uma realidade já concreta há algum tempo, quando se trata de interagir com algum tipo de publicidade, os meios tradicionais ainda têm lugar.
O canal preferido pelo público para receber anúncios publicitários, em âmbito global, é o Evento Patrocinado. Nessa categoria, cabem as ações de experiência promovidas pelas marcas e também o patrocínio ou participação em grandes eventos, como o Rock in Rio. Na sequência, aparecem as revistas, seguidas de cinema, pontos de venda e peças de digital out-of-home.
A Kantar não divulga o recorte brasileiro da pesquisa, mas Maura Coracini, diretora de mídia & digital da divisão insights da Kantar, revela que, para o público nacional, a televisão tem um lugar no top 5. Isso, segundo ela, representa a relação duradoura da TV com o espectador brasileiro e como a publicidade passou a ser interpretada como parte deste ambiente.
O Media Reactions também questionou os consumidores a respeito dos veículos e canais em que eles mais gostam de ver anúncios publicitários. Pela primeira vez, a liderança global foi assumida pela Amazon. Segundo a Kantar, isso sinaliza não apenas a força do ambiente de comércio eletrônico e dos marketplaces para a publicidade como aponta a importância de analisar o contexto para qualquer elaboração de plano de mídia.
Na sequência, após a Amazon, o público apontou como os veículos preferidos para receber ações publicitárias o TikTok, Spotify, Google e Snapchat.
Além de apontar as preferências do público, a pesquisa Media Reaction também lista os canais e plataformas preferidos dos profissionais de mídia, que são responsáveis por direcionar as verbas dos anunciantes.
Como canal favorito, os anunciantes, na média global, apontaram os vídeos online, seguidos de eventos patrocinados, anúncios em TV, anúncios em canais de e-commerce e mídia digital out-of-home.
Já entre as marcas de mídia preferidas dos profissionais de marketing, o Instagram ficou em primeiro lugar. Na sequência, aparecem Google, YouTube, TikTok e Spotify.
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