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E se as pegadinhas de Silvio Santos virassem cases em Cannes?

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E se as pegadinhas de Silvio Santos virassem cases em Cannes?

Publicitários criam portfólio fictício unindo marcas globais a situações cômicas exibidas pelo SBT


14 de março de 2017 - 9h07

Pegadinha Silvio-destaque

Situações cômicas exibidas pelo programa do apresentador viraram motes de cases de marcas internacionais (Crédito: Reprodução)

Responsáveis por provocar risadas dos espectadores – e sustos e acessos de raiva em suas “vítimas” – as pegadinhas do Programa Silvio Santos já se tornaram uma tradição da televisão brasileira há anos. Algumas delas, como a da Menina Fantasma e dos Zumbis no Metrô ultrapassaram as barreiras nacionais e, pela internet, tornaram-se famosas em diferentes países.

Mas como seria uma pegadinha de Silvio Santos criada para o mais importante festival de criatividade do mundo? A inusitada combinação é fruto da imaginação de um grupo de publicitários que decidiu fazer a brincadeira de transformar as esquetes do programa do SBT em videocases. O resultado deu origem a uma plataforma que já começou a gerar buzz nas redes sociais.

“Assistimos a um monte de pegadinhas do Silvio pensando a qual brief elas poderiam responder. Acabamos selecionando as que conseguimos ‘amarrar’, de alguma forma, contra o redator Pedro Chammé, redator da GTB e um dos responsáveis pela criação do portfólio de Silvio Santos.

Ao lado dos colegas Matheus Rocha, Rafael Hessel, Lucas Blanco e Ícaro de Abreu (todos da GTB) e de Vitor Fubü, diretor de arte da Crispin Porter + Bokusky, Pedro ajudou a interligar as situações inusitadas geradas pelo fundador do SBT a cases de marcas globais. Uma situação em que a produção de Silvio passou cola no chão de um shopping para deixar as pessoas presas, por exemplo, virou mote para uma campanha da Nike para enfatizar a importância e os prazeres de poder correr. Já outra pegadinha, em que o humorista Ivo Holanda tenta transformar filhotes de porcos em linguiças no supermercado, foi o mote de um case fictício para o instituto internacional de proteção aos animais Peta. Assim como em Cannes, os “cases” criados pelos publicitários são produzidos em inglês e abusam das trilhas sonoras comoventes.

O redator faz questão de frisar que nem o SBT e nem as marcas envolvidas sabiam do projeto. “Fizemos no risco e, por hora, ninguém se manifestou. No final da página colocamos nota que nem o Silvio, SBT e nem as marcas tem qualquer responsabilidade por esse projeto. É apenas uma brincadeira”, explica Pedro.

Ainda segundo o redator, transformar as pegadinhas de Silvio Santos em cases de Cannes não tem pretensões que vão além de provocar risadas. “A brincadeira é um fim em si mesma O esforço, agora, é divulgar esse trabalho. Gostamos da reação que alguns criativos tiveram a ele e gostaríamos que mais vissem”, frisa o redator. Mas, a ideia de expandir a brincadeira não está totalmente descartada. “Se pintar alguma ideia, estamos abertos a isso”, finaliza. Veja alguns dos “cases” de Silvio Santos:

 

 

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