Ipsos mostra diferenças regionais em novo estudo
Pesquisa realizada de janeiro a dezembro de 2016 indica quais são os hábitos de lazer, consumo e interesses dos consumidores de cada metrópole
Ipsos mostra diferenças regionais em novo estudo
BuscarIpsos mostra diferenças regionais em novo estudo
BuscarPesquisa realizada de janeiro a dezembro de 2016 indica quais são os hábitos de lazer, consumo e interesses dos consumidores de cada metrópole
Salvador Strano
26 de setembro de 2017 - 17h01
A Ipsos realizou um estudo que mostra a diversidade de interesses e costumes do consumidor metropolitano das cinco regiões do Brasil. A pesquisa é dividida em três partes: interesses de cada local, hábitos de lazer e formas de consumir conteúdo. O estudo foi apresentado durante um evento realizado pelo SBT em São Paulo, nesta terça-feira, 26, para agências e clientes do mercado publicitário. Para a publicação, mais de 34 mil pessoas foram ouvidas nas metrópoles brasileiras, entre janeiro e dezembro de 2016.
TV continua sendo o principal meio de consumo de conteúdo de todo o país. Entretanto, a presença do smartphone apresenta uma mudança crescente no cenário
Segundo a pesquisa, o consumidor urbano médio tem como principal interesse produtos audiovisuais artísticos. Em segundo e terceiro lugar estão: saúde/bem-estar e política/economia/atualidades, respectivamente. As diferenças regionais aparecem dentro desse escopo. Em São Paulo, o consumo de conteúdo sobre tecnologia é destaque. Já no Nordeste, religião aparece como um dos principais assuntos.
Quando o assunto é lazer, as diferenças entre as regiões também são presentes. No Sul, por exemplo, atividades caseiras – como fazer comida para amigos – são parte significativa do tempo livre dos consumidores, segundo a pesquisa. Já no Rio de Janeiro, a atividade física externa tem esse papel de divertimento.
A TV continua sendo o principal meio de consumo de conteúdo de todo o país. Entretanto, a presença do smartphone conectado à internet apresenta uma mudança crescente no cenário.
Para Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT, esse estudo representa o caminho que o Canal vem seguindo. Segundo ele “o SBT busca ter essa objetividade ao conteúdo local”. As filiadas da emissora também buscam apresentadores com características fortes para o reconhecimento da população. Nonato Albuquerque, por exemplo, apresenta o programa Barra Pesada na TV Jangadeiro, de Fortaleza. Na metrópole, o Canal foi líder de audiência nos últimos 12 meses, com 9,9% do público no horário do programa, segundo dados da Kantar Ibope.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo