Maioria procura Aventura e Animação nos cinemas
Estudo apresentado pela Ancine traz dados de filmes lançados entre 2009 e 2017; agência também apresentou campanha de incentivo ao audiovisual
Maioria procura Aventura e Animação nos cinemas
BuscarMaioria procura Aventura e Animação nos cinemas
BuscarEstudo apresentado pela Ancine traz dados de filmes lançados entre 2009 e 2017; agência também apresentou campanha de incentivo ao audiovisual
Teresa Levin
13 de novembro de 2018 - 16h16
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) apresentou um estudo sobre os gêneros cinematográficos no mercado brasileiro, destacando, entre outros dados, os que mais levam espectadores aos cinemas no País. Aventura e Animação aparecem liderando o ranking que ainda incluiu Ação, Comédia, Documentário, Drama e Terror. Além da audiência, o estudo levantou informações como número de lançamentos por gênero, financiamento público que cada um deles atrai, entre outros pontos. Trazendo dados de 2009 à 2017, a pesquisa mostrou que os filmes de Aventura e Animação somados concentraram mais da metade dos resultados de bilheteria do mercado de salas de cinema nesse período. Por sua vez, apesar da popularidade dos gêneros citados, o estudo apontou ainda que Comédia Nacional, Ação e Drama produzidos no mercado brasileiros também são competitivos quando comparados a produções estrangeiras.
Ancine valoriza conteúdo brasileiro
O estudo trouxe também dados relativos ao market share do mercado cinematográfico no período avaliado. O grupo Cinemark liderou a audiência cinematográfica com 24,61% do público, seguido por Cinépolis com 12,77%. Na sequência vieram os seguintes players: Araújo (8,04%), Kinoplex (7,86%), salas independentes (4,65%), Cinesystem (4,60%) e UCI (4,5%).
Lançado em comemoração aos 10 anos do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (Oca), o estudo completo, inclusive com mapas interativos, pode ser acessado no site da Oca. Além dos dados por gênero, ele também apresenta dados por sessão do Sistema de Controle de Bilheteria.
Campanha
Aproveitando o lançamento da pesquisa desenvolvida pela Oca, a Ancine também lançou uma campanha para o estímulo à valorização do audiovisual brasileiro. Criada pela DM9DDB, ela quer desmistificar a imagem do segmento no Brasil; apesar dos números de destaque, segundo a Ancine ele ainda é visto com desconfiança pelo público em geral. Vale citar que, de acordo com o estudo da Oca, em 2017 o Brasil bateu o recorde de títulos brasileiros lançados nas salas de cinema, com o lançamento de 160 longas-metragens, que venderam mais de 17 milhões de ingressos.
Com o título de “Audiovisual brasileiro, mais do que você imagina”, a campanha envolve cinco filmes que dão enfoque a todas as categorias da produção do segmento: audiovisual em geral; cinema; séries; games; e animação.
Confira abaixo um dos comerciais do esforço de comunicação da Ancine que será veiculado na internet:
https://www.youtube.com/watch?v=vO7iFVW6sf0
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King