No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast
Pesquisa do Ibope aponta que 19% dos usuários de internet brasileiros são ouvintes regulares e 32% não conhecem essa mídia
No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast
BuscarNo Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast
BuscarPesquisa do Ibope aponta que 19% dos usuários de internet brasileiros são ouvintes regulares e 32% não conhecem essa mídia
Luiz Gustavo Pacete
13 de maio de 2019 - 6h00
Dos fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, estão os 16 milhões de internautas (Crédito: Pixabay/Pexels)
O podcast é uma mídia em ascensão e, recentemente, o mercado vem mapeando e tentando identificar, com cada vez mais frequência, o perfil da podosfera brasileira. Durante este final de semana, na Maratona Piauí CBN de Podcast, que ocorreu no Rio de Janeiro, o Ibope divulgou uma pesquisa inédita sobre o perfil de quem escuta programa de áudio pela internet. O levantamento foi publicado originalmente no site da revista Piauí.
De acordo com a pesquisa, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões, o equivalente a 40%, já escutaram um programa de áudio. No entanto, outros 32%, aproximadamente 39 milhões de internautas, não sabem o que é um podcast. A pesquisa foi aplicada dos dias 15 a 18 de janeiro com duas mil pessoas. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados no formato.
Os homens representam 45% daqueles que já ouviram podcast ao menos uma vez, entre as mulheres esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%. No grupo dos mais velhos, 30%. Entre os que menos ouvem podcasts estão mulheres e internautas com mais de 55 anos.Entre os ouvintes fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, há 16 milhões de internautas, ou 19% do total de usuários da internet. O celular é o principal device para o consumo dessa mídia, seguido por computador e tablet. Entre as plataformas mais utilizadas estão o YouTube, apontado por 42% dos entrevistados, seguido por Spotify, 32%. “Se nos basearmos na tendência de outros países como os EUA, por exemplo, é um grande potencial”, disse Marcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência.
O perfil da audiência de podcasts no Brasil
Compartilhe
Veja também
C6 Fest terá podcast gravado em tempo real
Criado pela plataforma de conteúdo The Summer Hunter, Desenrola será transmitido pela Apple Podcasts e trará bastidores do evento de música
Os planos do Corinthians com a parceria de mídia com o UOL
Clube cederá ingressos e espaços para os parceiros comerciais nas mídias da Neo Química, enquanto o portal destinará parte de seu inventário