OpenAI abrirá escritório no Brasil até o fim do ano
Localizado em São Paulo, escritório servirá também como espaço para encontros e treinamentos de IA

Escritório da OpenAI será em São Paulo (Crédito: Varavin88/Shutterstock)
A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, anunciou, nesta quinta-feira, 28, que irá abrir um escritório no Brasil, mais especificamente em São Paulo, até o final deste ano. Com a decisão, a companhia oficializa sua operação na América Latina.
De acordo com a empresa, a ideia é que, além de um espaço de trabalho, o local funcione como um lugar para encontros e treinamentos de inteligência artificial para empresas, educadores e organizações sem fins lucrativos.
Em comunicado à imprensa, Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, revelou que o objetivo da movimentação é se aproximar dos clientes e parceiros da região. O executivo também reforçou que há entusiasmo em torno da inteligência artificial no País, uma vez que startups estão avançando rapidamente, e grandes empresas já vêm incorporando essas ferramentas às suas operações.
Segundo relatório recente da empresa, o Brasil possui mais de 50 milhões de usuários do ChatGPT, estando entre os três maiores mercados da ferramenta. Além disso, as mensagens enviadas diariamente pelos brasileiros ao chat correspondem a cerca de 5,6% do total diário no mundo.
No comunicado, Nicolas Robinson Andrade, primeiro funcionário da companhia na América Latina e atualmente seu diretor de políticas públicas na região, também ressaltou que os brasileiros não estão só usando as ferramentas da empresa, mas criando por meio delas. Vale destacar que o Brasil está entre os cinco países que mais usam a API interface de programação do ChatGPT.
Essa não é a primeira expansão da companhia norte-americana. Desde 2023, a OpenAI já instalou escritórios na Alemanha, França, Japão, Reino Unido, Singapura e outros países. Além disso, recentemente, abriu uma operação na Índia, onde criou um plano de assinatura com preço específico para usuários do país, cobrado em moeda local.