23 tendências para 2024, segundo o Pinterest Predicts

Buscar

23 tendências para 2024, segundo o Pinterest Predicts

Buscar
Publicidade

Mídia

23 tendências para 2024, segundo o Pinterest Predicts

Plataforma lança o relatório Pinterest Predicts e apresenta às marcas quais deverão ser as principais tendências em consumo e comportamento

Fill out the form below to send a message:


6 de dezembro de 2023 - 11h28

O Pinterest apresenta nesta quarta-feira, 06, o Pinterest Predicts, uma espécie de guia sobre as principais tendências que deverão nortear o consumo e comportamento dos usuários da plataforma no ano que vem.

Pinterest tem vídeos curtos

(Crédito: New Africa/shutterstock)

O relatório combina arte e ciência com uma metodologia baseada em machine learning que analisa pesquisas realizadas por mais de 480 milhões de pessoas globalmente dentro do Pinterest. De acordo com a empresa, o período de análise de cada relatório anual inclui dois anos de dados para identificar as tendências.

“O usuário, no fim, tem uma intenção. Ele vem [ao Pinterest] buscar alguma coisa e estamos encurtando esse caminho para que ele consiga realizar e comprar”, explica Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest para o Brasil.

Entre os destaques está a tendência do metal para acessórios, unhas, roupas e objetos de decoração e o conceito vintage e retrô representado no conceito “vovô core”. Já o “cantinho do café” mostra o movimento de criar o ambiente de cafeteria dentro de casa.

A geração Z é o recorte populacional que mais cresce na plataforma em todo o mundo. São cerca de 193 milhões de usuários da faixa etária atualmente. Portanto, as predições tem uma forte influência por e para esse grupo específico que busca no Pinterest uma forma diferente de se relacionar com redes sociais com mais atenção e busca por referências em detrimento do entretenimento, por exemplo.

Tendências para os anunciantes

Nos últimos quatro anos em que o relatório é realizado, o Pinterest acertou oito em dez tendências. “Para as marcas que sabem usar bem isso, é um diferencial. Antes de virar aí sim uma tendência, elas conseguem se antecipar e colocá-las não só no planejamento de comunicação, mas até mesmo de produto”, explica o diretor. Segundo ele, é possível que marcas façam uma curadoria de portfólio para atender às tendências e aplicá-las no relacionamento de vendas com o público.

Nicolai salienta que 2023 foi um ano importante para a plataforma no relacionamento com as marcas. A plataforma lançou mais de 20 produtos para anunciantes e gerando mais negócios para eles. Com produtos de topo de funil, por exemplo, é possível construir marca a partir do trabalho de uma tendência em alta escala dentro da rede social.

Além disso, há o Trends Badge, em que os anunciantes podem se apropriar de determinadas tendências. “Temos um trabalho lado a lado com marcas e agências para endossar o criativo e colocamos o selo ‘Tendências 2024 Pinterest’”, explica o executivo.

Pinterest Predicts 2024

Confira as 23 tendências do Pinterest para 2024 em moda, beleza, decoração, entretenimento, viagens, entre outros:

na moda, o “novo” e a “juventude” darão espaço à excentricidade do passado. O foco será peças retrô e os looks vintage personalizados. Entre g“Vovôcore” –eração Z e millennials, lideram crescimento na busca por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

“Viva a água-viva” – A geração Z e os millennials impulsionam pesquisas por itens, roupas e até mesmo cortes de cabelo inspirados por águas-vivas. Alguns termos que aparecem são “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

“Uma gracinha de cozinha” – sai a cozinha tradicional rústica, e entra a cozinha brega. A Geração X e os boomers deverão investir no design da cozinha com itens clássicos, eletrodomésticos vintage e cores vibrantes como o rosa retrô.

“Cantinho do café” – Em vez de ir a uma cafeteria, por que não tê-la no aconchego de casa? Termos como “cafeteria com quadro de giz” e “decoração para balcão de café” estão em alta.

“Mais é mais” – Ao escolher estilos e acessórios, o básico será deixado de lado. Os millennials e a geração Z vão liderar a procura por looks grandiosos para combinar com um estilo ousado.

“Azul a mil” – em seus mais diversos tons, a cor azul deverá bombar em 2024. Será aplicada em maquiagens, unhas e até mesmo cabelos das pessoas, independente do gênero. A geração Z e os millennials impulsionam a tendência.

“Lançando laços” – Todas as versões de laços – das mais discretas às mais chamativas — cairão no gosto de millennials e da geração Z, que têm dado força às pesquisas por “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” etc.

“Raquete diferente” – O badminton deverá ser uma tendência estética para os os millennials e a geração Z. É o que indicam buscas por “roupa de badminton”, “jogando badminton” e até “conversa fiada sobre badminton”.

“O amor é hippie” – Em 2024, os casamentos de 2024 terão inspiração hippie dos anos 70, com flores por toda parte, detalhes boho e música disco.

“Sem desperdício” – O Pinterest registrou pesquisas como “receitas com sobras”, que indica uma tendência sustentável de reaproveitar desde comida a tecidos, e outros.

“Mashup mexido” – Sem regras em receitas, “burger quesadilla” e “pizza pot pie” aparecem como exemplos da tendência da criação de receitas deliciosas e divertidas.

“País tropical” – A inspiração deverá se estender à moda, decoração e culinária em 2024, puxadas pelo interesse por “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, por exemplo.

“De corpo inteiro” – A skincare além do rosto dá espaço para a maior inclusão de rituais de spa na rotina. O termo “rotina de cuidados com o corpo” teve aumento de 1.025% em pesquisas.

“Devagar e sempre” – Pegar leve, curtir a preguiça e ficar de bobeira serão atividades em alta em 2024. Geração Z e os millenials têm procurado por “hotel para staycation” e “vida calma”, mostrando que irão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.

“Papo profundo” – “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” estão na mira dos usuários. Segundo o Pinterest, as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real.

“Chá de fofura” – Entre tendência para pais e mães, celebrar as conquistas dos pequenos se mostram em buscas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente”.

“Gótico sertanejo” – O Pinterest registrou mais interesse por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico”. Em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios. Entre itens, a geração Z e os boomers buscarão peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.

“A nova era do jazz” – O jazz deverá se destacar entre os gêneros musicais. Não só nas playlists, mas o estilo também deverá ser interessante para “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.

“Cada um no seu aquário” – O ambiente da casa irá ganhar um toque a mais com aquários. Usuários do Pinterest, sobretudo os millennials e a geração X, estão interessados em “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, por exemplo.

“Combate ao estresse” – Lutas e artes marciais como karatê, jiu-jítsu e boxe serão um escapismo para o estresse da rotina. Ademais, a estética das modalidades se mostra como um desejo por meio de buscas como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.

“Economia divertida” – Com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic” estão na mira da geração Z e os millennials. Para o Pinterest, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design e os cartões de crédito vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.

“Picape lifestyle” – A aventura estará em alta em 2024. Boomers e geração Z vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras. Os grupos têm procurado por “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road”.

“Metal sensacional” – Tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio” são fortes candidatos à estética da geração Z em acessórios, unhas, roupas e até mesmo itens de decoração.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Plataforma de anúncios da Apple desembarca no Brasil

    Plataforma de anúncios da Apple desembarca no Brasil

    Apple Search Ads possibilita que desenvolvedores anunciem seus aplicativos na App Store por meio de quatro formatos

  • Com Semana do Cinema, setor tenta atrair público para as salas

    Com Semana do Cinema, setor tenta atrair público para as salas

    Até o dia 28, salas de todo o País terão ingresso promocional pelo valor de R$ 12