ProXXIma chega ao México
Primeiro passo internacional da plataforma, evento discute rumos do mercado local e da AL
Primeiro passo internacional da plataforma, evento discute rumos do mercado local e da AL
Padrão do site
6 de abril de 2012 - 9h20
A plataforma ProXXIma dá seus primeiros passos fora do mercado brasileiro. Nesta quarta-feira, 7, acontece na Cidade do México o ProXXIma, evento que reúne seminário e feira de negócios focados no universo digital, dirigido para profissionais de agências de comunicação, de veículos e de empresas anunciantes. Ou seja, é uma versão parecida com o que é organizado em São Paulo, porém com palestras montadas para debater o cenário latino-americano e, sobretudo, o mexicano.
Como explica Pyr Marcondes, diretor da plataforma, o Grupo Meio & Mensagem, que publica a revista ProXXIma, já vem realizando eventos internacionais. Dentro dessa proposta, é importante abarcar o mercado da América Latina, o que já acontece com o Wave, festival marcado para abril no Rio de Janeiro. “Na estratégia do grupo, decidiu-se que deveríamos expandir esse overview latino. Como o México é a segunda maior economia da região e o digital está em um estágio de evolução ainda por fazer, optamos por montar um evento no país”, acrescenta.
Esse estágio em que se encontra o digital no mercado mexicano, comparado ao que há hoje no Brasil, seria o que vivemos por aqui há aproximadamente três anos. “Existe, portanto, uma oportunidade de levarmos para o México o conhecimento que já adquirimos”.
O ProXXIma México terá palestras de um profissional dos Estados Unidos e um do Brasil. Os demais painéis são todos com especialistas mexicanos, pois há um grande interesse em aprofundar a discussão em torno das demandas cotidianas locais. O tema mais “fora da rotina” dos profissionais daquele país estará compreendido na palestra do americano Shaun Abrahamson, fundador e CEO da Mutopo, que falará sobre crowdsourcing.
O representante do Brasil no palco do evento é Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook América Latina. Ex-comandante do Google na região, ele tratará do desempenho da rede social entre os latino-americanos. O Facebook tem no Brasil um dos mercados que mais contribuem com o crescimento na base de usuários. Hohagen levará para os mexicanos os fatores que contribuem para a expansão da rede social — tanto por aqui como nas demais nações. Segundo o executivo, a região tem potencial para avançar ainda mais assim que houver uma maior penetração da internet e da banda larga nessa porção do continente.
De acordo com Marcondes, um tema caro aos profissionais do México neste momento é o papel do digital nos processos políticos. Em agosto deste ano, o país terá eleições presidenciais. Daí porque o assunto entra na pauta do dia. Por sinal, essa será a palestra de abertura do evento.
Outros painéis vão debater o ROI e a efetividade da publicidade online, o case brasileiro Fiat Mio e a digitalização do conteúdo na TV (a partir de uma palestra focada na experiência da ESPN México). Para fechar o evento, foi montado um encontro com representantes dos cinco maiores portais do país: Google, Terra, MSN, Yahoo e Televisa. Esses players vão discutir concorrência, mercado e futuro do setor.
São patrocinadores do ProXXIma México: Yahoo (cota máster), Google, Grupo Expansión e Grupo Imagen/ Invent Mx. O evento conta com apoio do IAB mexicano e da Associação Mexicana das Agências de Publicidade (Amap). Estima-se que o Hotel Camino Real, local do seminário e da feira, receba em torno de 250 a 300 pessoas.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King