ProXXIma México: ESPN revela estratégia multiplataforma
No ProXXIma México, canal mostra presença integrada nos ambientes online e off-line e oferta de pacotes combinados para anunciantes direcionam estratégia do canal esportivo
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Meio & Mensagem
7 de abril de 2012 - 7h52
*José Saad Neto, do ProXXIma
A integração de ambientes online off-line tem sido a essência de toda a estratégia global de negócios da ESPN, garantiu Luis Renato Olivalves, diretor de novos negócios do canal esportivo. Durante apresentação no ProXXIma México, o executivo mostrou cases práticos que revelam como a empresa se tornou globalmente uma produtora e distribuidora multimeios de conteúdo. “Não acreditamos que um meio é melhor do que o outro, mas cremos que eles se complementam em diferentes momentos para cada perfil de usuário. Com isso, queremos ser o veículo ideal para nossos usuários e para o mercado. Estamos olhando para os dois”, analisou.
A iniciativa de integração de canais tem como objetivos aprovimação com fãs, oferta de novos formatos para o mercado anunciante e, principalmente, posicionar a ESPN como um canal que entrega conteúdo a qualquer hora, em qualquer lugar. Segundo Olivalves, o veículo deixa de ser somente um canal de notícias de esporte para ser uma fonte de informação e debate em torno do tema. Para isso, foram desenvolvidas diferentes e integradas versões de programas para diversos canais de contato com o público: TV, rádio, mobile / tablets, mídia impressa (revista), internet e Smart TVs / consoles. “Precisamos estar disponíveis para nossos fãs em todos os lugares, a qualquer momento”, acrescentou o executivo.
Luis Renato Olivalves afirmou que um dos desafíos da ESPN sempre foi transmitir eventos simultâneos. Ele explicou que, com a utilização dos diferentes meios, é possível não só transmitir, como também personalizar o conteúdo para cada canal. “Na web, usamos vídeos menores. Na revista, análise dos fatos e, no mobile, aplicativos”, explicou. O executivo acrescentou que para a TV foram criados dois canais: ESPN regular que transmite eventos ao vivo e ESPN Play, que disponibiliza programas que já foram transmitidos ou que não puderam entrar na programação do primeiro canal.
Olivalves revelou que, atualmente, de 20% a 25% dos investimentos publicitários feitos no canal em todo o mundo são provenientes de um pacote multiplataforma. “É um número alto e tem aumentado. Os anunciantes já tem nos procurado com a demanda da compra de anuncios para os diferentes meios”, analisou.
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