Público se sente inclinado a consumir marcas que aparecem em realities
Pesquisa feita pelo Terra aponta que 81% dos espectadores desse formato tendem a se interessar pelos produtos que aparecem nos programas
Público se sente inclinado a consumir marcas que aparecem em realities
BuscarPúblico se sente inclinado a consumir marcas que aparecem em realities
BuscarPesquisa feita pelo Terra aponta que 81% dos espectadores desse formato tendem a se interessar pelos produtos que aparecem nos programas
Bárbara Sacchitiello
26 de janeiro de 2023 - 12h08
A exibição da 23ª edição do Big Brother Brasil – e a longevidade de outras atrações, como A Fazenda e MasterChef – provam que o reality show é um gênero que entrou no gosto da audiência brasileira.
Uma pesquisa inédita realizada pelo Terra para mapear o interesse do público amante desse gênero televisivo mostra que o envolvimento das pessoas com o formato também extrapola para as marcas que patrocinam e fazem ações nessas atrações.
De acordo com o estudo, 81% das pessoas que acompanham realities com frequência assumem que se sentem inclinadas ou influenciadas a consumirem produtos e marcas que aparecem nesse tipo de programa.
A mesma pesquisa mostrou que as provas patrocinadas, um dos formatos comerciais mais adotados pelos realities de confinamento e de competição, atraem bastante a audiência. De acordo com os dados do estudo, 85% das pessoas que acompanhem realities disseram que prestam atenção nas provas patrocinadas por marcas, como as que são exibidas no BBB ou em A Fazenda.
A pesquisa do portal Terra foi realizada de forma online, com base em respostas fornecidas por 118.992 mil pessoas. Desse total, 57% eram mulheres e 43% homens. A maior parte (32%) tem idade de 31 a 40 anos; já 27% têm de 21 a 30 anos de idade enquanto 25% da amostra era composta por pessoas de 41 a 50 anos. Entre os respondentes, ainda, 15% eram pessoas com idade superior a 50 anos e 1% tinha idade de 18 a 20 anos.
De toda a base ouvida pelo Terra, 55% disseram que acompanham algum tipo de reality com frequência. O estudo, portanto, também procurou analisar os hábitos e preferencias desse grupo.
Entre os diferentes tipos de reality, os de confinamento são os que têm a maior preferência entre o público espectador (sendo citado por 68% do público que assiste a esse formato). Em segundo lugar, com a preferência de 15%, ficaram os realities de namoro. Na sequência, aparecerem os realities de gastronomia (11%), cultura pop (5%) e de outros gêneros (1%).
Os entrevistados também responderam sobre qual reality show mais gostam de acompanhar. O BBB, da Globo, ficou em primeiro lugar, com 48% da preferência.
A Fazenda, da Record TV, aparece em segundo, com 17%, seguida de Masterchef (11%), De Férias com o Ex (8%), Cake Boss (4%), Casamento às Cegas (4%), Brincando com Fogo (3%), The Masked Singer (2%), The Circle (2%) e Ru Paul’s Drag Race (1%).
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo