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Mídia

Rakuten Advertising expande atuação com streaming

Empresa focada em marketing de afiliados passa a comercializar espaços publicitários da plataforma de conteúdo asiático Viki


16 de fevereiro de 2021 - 10h00

A Rakuten Advertising adicionou uma nova plataforma na sua cartela de negócios que distancia do formato de marketing de afiliados, sua principal área de atuação. A empresa de marketing digital fará a monetização do AVOD Viki, streaming de nicho focado em produções asiáticas para o público jovem. A meta da Rakuten Advertising é que a plataforma seja responsável por por 25% do valor total de vendas no País até o fim de 2021.

 

Oversize Love é um dos filmes disponíveis na plataforma (Crédito: Reprodução/Viki)

Com tradução para 200 línguas, a plataforma tem 14 milhões de usuários globalmente. A maioria do público (68%) é composta por millennials e jovens da Geração Z. O Brasil, onde o streaming está presente desde 2013, está entre os cinco países onde o streaming tem mais usuários.

Apesar de se classificar como um AVOD (ad based video on demand), no qual é possível consumir os filmes e séries gratuitamente desde que o usuário assista aos anúncios, a Viki tem a opção de assinar o streaming e, assim, livrar-se das peças publicitárias.

Anteriormente, os espaços publicitários eram comercializados por contratos globais. De acordo com Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Advertising no Brasil, este ano a empresa traçou uma estratégia de negócios para a Viki voltada a prospecção de anunciantes e monetização do conteúdo no Brasil.

Para o usuário da versão gratuita, o anúncio deve ter 50% de sua duração exibida antes do público pular a peça. Os formatos incluem vídeos de cinco e 30 segundos em pré-roll e mid-roll. Segundo a Rakuten Advertising, é possível segmentar a publicidade por geolocalização e tipo de dispositivo.

“A taxa de visualização é muito alta. Além disso, as marcas de segmentos como de games e eletrônicos que procuram por investimento em mídias AVOD poderão investir na Viki por mídia programática, em todas as principais SSPs, e por compra direta de inventário”, argumenta Tanisho.

Segundo o executivo, a empresa decidiu investir na parceria por uma série de motivos: o crescimento de 140% dos serviços de streaming no 1º semestre de 2020, de acordo com a Nielsen-Ibope; o grande engajamento que conteúdos como as novelas Dorama e o K-pop atraem; e o tipo de interação com o público.

“O serviço oferece recursos de engajamento, com a possibilidade de que o usuário faça suas próprias legendas para os conteúdos de vídeo, outro grande atrativo para um perfil de público sempre em busca de interação e conectividade. No mundo todo são mais de 14,7 milhões de usuários com o Brasil aparecendo entre as cinco maiores audiências. Ou seja, apostar na operação de mídia desta plataforma e aumentar o portfólio dos nossos serviços é o caminho certo para a Rakuten Advertising continuar crescendo no Brasil”, pontua

A ideia é que até o fim deste ano, o serviço seja responsável por 25% do faturamento da empresa. Os outros 75% ainda ficarão a cargo das soluções de tecnologia e consultoria em marketing de afiliados. “Mesmo o marketing de afiliados sendo a nossa principal área de atuação no país, aumentar a nossa oferta de mídia em um mercado tão promissor realmente nos coloca em uma posição de destaque como uma das mais inovadoras empresas de mídia atuantes no Brasil”, finaliza o country manager.

**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock

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