Shutterstock aponta tendências criativas para 2022

Buscar

Shutterstock aponta tendências criativas para 2022

Buscar
Publicidade

Mídia

Shutterstock aponta tendências criativas para 2022

Relatório prevê que temas de tempo e espaço serão predominantes nos projetos criativos e campanhas de marketing neste ano


19 de janeiro de 2022 - 7h47

(Crédito: Shutterstock)

A Shutterstock apresenta nesta quarta-feira, 19, seu relatório anual de tendências criativas. Criado com base nos dados de pesquisa dos usuários globais da plataforma, o relatório prevê que seis tendências criativas, que se encaixam nos temas de tempo e espaço, serão predominantes nos projetos criativos e campanhas de marketing em 2022. Além disso, no relatório deste ano há pela primeira vez os dados de desempenho da Shutterstock.AI, que identificam o conteúdo que gerará as maiores taxas de cliques, que pretende dar insights para criativos e profissionais de marketing.

De acordo com o relatório, espera-se que neste ano os criativos “visualizem essa sensação abrangente de perder a noção do tempo e do espaço ao entrar em novos territórios, eras e possibilidades em seus materiais de marketing. “Quando analisamos mais de perto o que a comunidade global da Shutterstock está procurando, fica claro que 2022 será um ano definido por ultrapassar os limites tradicionais e explorar o desconhecido”, comenta a Diretora de Criação da Shutterstock, Flo Lau, em nota.

As seis tendências são:

1. Fantástico (Século XIV): A popularidade da Idade Média continua a aumentar e a busca por palavras-chave como construção medieval (+6496%), escudo vintage (+2858%) e templários (+831%) tiveram um aumento drástico. De acordo com dados da Shutterstock.AI, o conteúdo que recebe mais cliques inclui torres, taças e machados, sendo os castelos os mais populares.

2. O Macabro (Era Moderna): Os gêneros de terror e suspense estão voltando, com foco em futuros distópicos e pós-apocalípticos. Elementos assustadores como múmias egípcias (+6923%), monstros e feras (+3623%) e A Morte (+388%) apresentaram uma alta.

3. Em Direção Ao Velho Oeste (Séculos XVIII a XIX): Há um aumento no interesse pela cultura cowboy, ambientes do oeste selvagem e campos de pradarias. Pesquisas por cavalos selvagens, por exemplo, aumentaram 1961%.

4. Pé Na Estrada De Novo (Era Moderna): O isolamento social despertou o desejo de viajar para milhões de pessoas ao redor do mundo. Os usuários procuram por bicicletas na estrada (+14911%), estradas de montanha (+5763%) e lugares remotos (+487%) num esforço para explorar territórios desconhecidos e caminhos menos frequentados. Bagagens e serras em montanhas recebem mais cliques, de acordo com dados da Shutterstock.AI.

5. O Cyberpunk Não Morreu (Anos 2100):  Os criativos estão se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (+2955%) e avatares de mulheres (+1503%). O conteúdo que recebe mais cliques inclui tomadas elétricas, webcams e imagens com LED.

6. Saindo do Forno (Era Moderna): Os lockdowns em todo o mundo estimularam as pessoas a voltar a cozinhar. Com isso, pesquisas por especialidades e ingredientes regionais como Porcini (+2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) estão em alta. Pretzels e cupcakes recebem mais cliques.

Mercado nacional

Além de relatar essas seis tendências globais, a Shutterstock discriminou o relatório de tendências pela primeira vez para alguns de nossos principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido. Para o Brasil, as principais tendências apontam para “Piratas à Espreita”, “Flora e Fauna” e “Coma, Beba e Seja Criativo” – sendo que as buscas têm aumentado através de palavras-chave como “navios pirata”, “animais de safari” e “queijo e vinho”.

**Crédito da imagem no topo: Onchira Wongsiri/Shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Atração da Band será apresentada por Joana Treptow e primeiro programa a ser exibido é Operação Fronteira Brasil

  • SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    Festival de Austin, no Texas, estreou sua primeira edição internacional no ano passado em Sydney, na Austrália, e agora expande para a capital britânica