Assinar

Vitória no Oscar impulsiona a visibilidade do cinema brasileiro no mundo

Buscar

Vitória no Oscar impulsiona a visibilidade do cinema brasileiro no mundo

Buscar
Publicidade
Mídia

Vitória no Oscar impulsiona a visibilidade do cinema brasileiro no mundo

Especialistas em audiovisual avaliam momento atual da repercussão de Ainda Estou Aqui e citam benefícios do Oscar para o cinema brasileiro


3 de março de 2025 - 14h16

A conquista inédita do Oscar coloca o cinema brasileiro em um patamar diferente no cenário internacional. Antes mesmo da vitória, ainda na fase das indicações, a alta visibilidade do filme já vinha sendo tratada como um momento especial para o audiovisual brasileiro.

O filme Ainda Estou Aqui venceu a categoria de Melhor Filme Internacional no último domingo, 2.

cinema brasileiro

Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, concorreu à categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025 (Crédito: Reprodução)

Na visão de Renata Brandão, CEO da Conspiração Filmes, a evidência do filme de Walter Salles vem em um momento especial, principalmente por conta da pandemia, que afetou diretamente o audiovisual, e das dificuldades enfrentadas no âmbito de políticas públicas entre os anos de 2019 e 2022. O tema do filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, sensível para a história do Brasil, também se conecta com o cenário mundial.

“Estamos vendo, por exemplo, uma expansão dos governos totalitários. Então, o longa-metragem saiu e encontrou o seu momento no mundo. No Brasil, ele chegou depois de anos políticos muito complicados. Então, é uma celebração”, acrescenta.

Caio Gullane, produtor e cofundador da Gullane, produtora responsável por Senna, um dos principais sucessos da Netflix do ano passado, acredita que o audiovisual brasileiro está entrando em um novo ciclo, com ainda mais visibilidade no exterior, maior diversidade de projetos e novas formas de financiamento. “A qualidade e o profissionalismo das nossas produções estão no mesmo nível das de outros países, alcançando audiências globais”.

Essa projeção, de acordo com o executivo, pode trazer benefícios para o setor, sem esquecer da necessidade de fortalecimento das políticas públicas de fomento ao audiovisual para que “mais investidores diretos e indiretos, exibidores e a própria população apostem mais” no conteúdo local.

Andrea Barata Ribeiro, sócia e produtora da O2 Filmes, ressalta que furar a hegemonia americana, como foi o caso de Ainda Estou Aqui não é tarefa fácil, ainda mais em um idioma pouco falado. Por isso, sempre que um filme de nacionalidade diferente da norte-americana ganha destaque, a tendência é “jogar luz sobre a cinematografia daquele país”.

É da O2 grandes sucessos como Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, com quatro indicações ao Oscar em 2004, e o documentário Lixo Extraordinário, coprodução com a Inglaterra e também indicado. No streaming, a produtora tem entre os títulos Cangaço Novo, Irmandade, Manhãs de Setembro, Segunda Chamada, além do recente Cidade de Deus: A Luta não Para.

As plataformas, obviamente, se tornaram janela importante para o mercado nacional e, para Andrea, o Brasil também é estratégico para elas. Tanto pelo tamanho continental quanto pelo número de assinantes, que superar o de muitos outros países, investir em conteúdo local acaba sendo fundamental. “Diz-se que existe uma crise nos streamings, mas ainda não vejo isso refletido de forma pesada no nosso mercado”, avalia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies