YouTube continua uma plataforma relevante para os gamers?
Mesmo com o advento de outras plataformas de vídeo online, o YouTube trabalha em ferramentas para se manter relevante para esse público
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BuscarMesmo com o advento de outras plataformas de vídeo online, o YouTube trabalha em ferramentas para se manter relevante para esse público
Amanda Schnaider
23 de abril de 2024 - 6h07
Criado em fevereiro de 2005 como uma plataforma de compartilhamento de vídeos, o YouTube se tornou com o tempo uma importante plataforma de monetização e criação de comunidades para os gamers.
Com o advento da plataforma, os gamers que jogavam sozinhos em suas casas ou em lan houses passaram a conseguir conversar com milhões de pessoas em todo o mundo por meio de vídeos de gameplays no YouTube, ou seja, fazendo vídeos de si jogando.
Porém, na visão da professora do curso de Administração com ênfase em Business, Inovação e Marketing da ESPM, Ana Erthal, com o passar dos anos e o surgimento de outras plataformas de streaming, como a Twitch, da Amazon, o YouTube perdeu um pouco seu espaço.
Paulo Aguiar, sócio e chief creative officer da 3C Gaming, tem outra perspectiva sobre a relevância do YouTube para a comunidade gamer atual. “Quando olhamos para os números de VOD (video on demand) e a penetração que o YouTube tem no Brasil, é impossível pensar em uma estratégia de games sem levar em consideração o YouTube, seja ela para criadores de conteúdo ou para marcas”, ressalta.
Ana, no entanto, não descarta o potencial do YouTube para os gamers atualmente. Na verdade, a professora enfatiza que um de seus pontos fortes é justamente a sua capacidade de difundir novidades e tendências de forma massiva. “A intuitividade da ferramenta é sua fortaleza e por esse motivo, os criadores e desenvolvedores usam o YouTube para mostrar fragmentos de suas produções, eventos e fóruns, apontando para outras mídias que sejam capazes de ampliar a discussão e a interação, como o Discord e a Twitch”.
Neste sentido, Aguiar afirma que todos os grandes criadores de conteúdo estão em todas as redes, mas que escolhem uma como a principal, especialmente, quando o assunto é streaming, como é o caso do Gaules com a Twitch e do Nobru com o YouTube. “Independentemente da plataforma de streaming, todos estão no YouTube, seja produzindo conteúdo original ou utilizando a rede como apoio com canal de cortes, como o caso do Casimiro”, complementa.
Dados recentes comprovam a relevância do YouTube para a economia criativa atual. O último relatório de Impacto do YouTube mostra que somente em 2022, a plataforma gerou um impacto de R$4,55 bilhões no PIB brasileiro, além de mais de 140 mil empregos. “Muito disso vem do game, que vem dessa mudança de só um gameplay para usar o game para contar uma história”, revela o gerente de parcerias do YouTube Gaming, Douglas Rodrigues.
Para Ana, o YouTube continua sendo, para o público interessado ou curioso, uma solução para compreender os novos gêneros, os lançamentos e os tutoriais de jogos. “Ele também funciona como um grande acervo de gameplay com títulos que deixaram de ser comercializados”, reforça. Nessa linha de pensamento, Aguiar entende que quando o assunto é conteúdo com profundidade, como reviews, listas e análises de jogos, o YouTube lidera com folga frente a outras plataformas.
Além de ser uma plataforma para aqueles que buscam conteúdo de profundidade, o sócio da 3C Gaming enfatiza ainda que o YouTube continua sendo relevante para o público gamer, pois possibilita aos criadores a criação de uma comunidade fiel e engajada. Um exemplo disso, na visão de Aguiar, é o potencial que a rede traz para criação de conteúdos longos, dificilmente encontrados com bons resultados em outras plataformas.
“A comunidade é um aspecto muito poderoso dentro de games e dentro de criação de conteúdo no YouTube”, revela Rodrigues. Para facilitar essa conexão com a audiência, a plataforma desenvolveu uma série de ferramentas, como a aba comunidade, uma espécie de fórum, onde o criador pode conversar com seus seguidores; as próprias lives, onde há o Super Chat, recurso no qual é possível comprar uma mensagem para ser destacada para o creator; e o Shorts, aba de vídeos curtos da plataforma. “O que vemos dentro do YouTube é que esse engajamento com o criador é muito natural”, completa gerente.
Para exemplificar esse potencial de criação de comunidades gamers dentro do YouTube, Rodrigues cita o creator Jazzghost, que tem 15 milhões de inscritos em seu canal, sendo que cada vídeo seu gera 1,5 milhão de views. “Ele foi um dos criadores que através do YouTube criou uma comunidade muito poderosa”, comenta. “Não é sobre o jogo, é sobre aquele criador e aquela conexão que ele com o público”.
Além de todo o ferramental, Rodrigues afirma que o YouTube também oferece suporte, atendimento, educação e conteúdos de qualidade para os creators no entendimento de suas audiências.
E todo esse esforço tem gerado resultados positivos para a plataforma. No YouTube, a comunidade de games está em constante crescimento e é uma das mais ativas. Em 2022, por exemplo, houve mais de 120 bilhões de horas de visualização de conteúdo relacionado a jogos globalmente no YouTube. No mesmo ano, os usuários foram responsáveis por mais de dois trilhões de visualizações de conteúdo relacionado a jogos globalmente no YouTube.
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