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Opinião

Como a ambientação sonora fortalece a construção do branding

A música é responsável pelo aumento do consumo entre os frequentadores e por potencializar o impacto e a percepção das marcas na mente do consumidor


7 de novembro de 2017 - 12h10

Ouvimos música para relaxar, nos divertir e, até mesmo, quando estamos tristes, mas o que muitos não sabem é que seus benefícios vão muito além do poder de entreter. Podemos não perceber, mas quando entramos em uma loja, supermercado, drogaria ou cafeteria nosso comportamento é influenciado por uma série de fatores e um deles é a música. Ela é responsável pelo aumento do consumo entre os frequentadores e por potencializar o impacto e a percepção das marcas na mente do consumidor. Estamos falando de music branding e sound design, duas disciplinas de marketing que o varejo está investindo e que trazem excelentes resultados.

O music branding e o sound design são eficazes e ajudam a marca a formar sua própria personalidade e a se comunicar com seus clientes de maneira própria, o que irá diferenciá-la entre seus concorrentes. Mesmo inconscientemente percebemos tudo auditivamente, o que pode influenciar nossas decisões. Um ambiente comercial que conta com uma boa programação musical faz com que seus consumidores se sintam bem. Essa é a importância do music branding.

De acordo com pesquisas, um som que agrade o cliente dentro de uma loja pode aumentar as compras em até 30%, além de elevar em 38% a permanência das pessoas no PDV. Contudo, não basta apenas sintonizar o rádio em qualquer estação. Para se definir uma programação musical adequada para o lojista, muitos fatores devem ser estudados e levados em conta como ambiente, posicionamento da marca, produtos e o perfil dos clientes.

O music branding e sound design reduzem a poluição sonora da loja, mas para, de fato, ser benéfico e notado pelos clientes é preciso investir em equipamentos de qualidade. No Brasil, a experiência sensorial é muito relevante para o consumo. Tão importante quanto o layout de uma loja, é a linguagem da comunicação sonora que esta possui.

Então resta a grande pergunta: como chamar a atenção do consumidor que, na maioria das vezes, está sempre com pressa ou fazendo compras com fone de ouvido ou um celular nas mãos? Como já falamos, o gênero da música deve combinar com a marca e o público-alvo. Além disso, é necessário alinhamento pleno à proposta comercial. Outro ponto é relacionado à programação. Essa não precisa ser 100% musical. Vinhetas, comerciais institucionais e promocionais e conteúdo informativo sempre trazem o consumidor para mais perto da marca e devem ser inseridas no meio da programação.

Estudos já confirmaram que 60% das decisões de compra são tomadas dentro das lojas e o conteúdo customizado atinge o público certo, no momento exato da escolha final. A música utilizada neste momento funciona como um fator que agrega valor para o cliente, pois ele sentirá uma recepção diferenciada e ficará mais à vontade dentro do estabelecimento, com todo aquele ambiente criado exclusivamente para ele.

As empresas não podem ignorar esse fato, pois ele é um grande influenciador para a compra e, mais ainda, para a satisfação do consumidor. A história de sucesso de uma empresa depende de uma boa comunicação com os clientes e, investindo nas ferramentas inteligentes de PDV, é possível fortalecer a experiência de compra e engajar consumidores.

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