Assinar

Por que implantar uma DAO?

Buscar
Publicidade
Opinião

Por que implantar uma DAO?

O conceito de organização autônoma descentralizada surgiu em 2015 com base na blockchain e foi uma verdadeira mudança de paradigma na própria ideia de organização econômica


25 de maio de 2023 - 14h00

O conceito de organização autônoma descentralizada surgiu em 2015, com base na blockchain, e foi uma mudança de paradigma (crédito: Artemis Diana/ Shutterstock)

Há cerca de um ano, meus sócios e eu decidimos liderar a criação de uma DAO – organização autônoma descentralizada -, que, até o momento, é a primeira na América Latina do setor de comunicação e marketing. Com quatro marcas de serviços e centenas de colaboradores, além dos sócios, queríamos fugir dos modelos tradicionais de gestão, verticalizados e nos quais poucos decidem para muitos. Queríamos uma alternativa colaborativa, verdadeiramente inclusiva, que permitisse a pluralidade de opiniões.

Com a pandemia, percebemos, como grande parte das empresas, que era possível o trabalho home office sem perda de qualidade e de produtividade, o que nos garantiu manter – e voltar a incluir em nossos trabalhos – profissionais de outros estados e até mesmo de fora do Brasil. Já trabalhávamos em squads – grupos de profissionais de várias áreas que atendem clientes específicos – e modelo horizontalizado de gestão ágil há mais de cinco anos e percebemos que criar uma DAO era a evolução natural para nossa operação.

O conceito de organização autônoma descentralizada surgiu em 2015 com base na blockchain e foi uma verdadeira mudança de paradigma na própria ideia de organização econômica, uma vez que garante total transparência, controle de todos os integrantes, flexibilidade e governança independente.

O que mais nos atraiu foi o fato de a organização ser operada sem a necessidade de uma ‘autoridade’, já que as decisões podem – e devem – ser tomadas em conjunto com nossos colaboradores, o que certamente proporciona um sentimento de pertencimento, além de aumentar o engajamento e a conexão deles com todas as nossas marcas e unidades de negócio.

Todo trabalho criado e realizado pelos squads é compartilhado na DAO, o que permite a cada um dos membros opinar sobre qualquer projeto, independentemente de fazer parte ou não do grupo do cliente. Boas ideias surgem dessa forma de atuação e, muitas vezes, de situações e dos profissionais menos óbvios.

Outra valiosa contribuição da DAO é a possibilidade de compartilhamento de conhecimento entre os vários players do mercado e, mais do que isso, na capacitação de pessoas de diferentes áreas para fazer o que o mercado exige. Prova disso foi o que fizemos há pouco tempo. Convidamos os integrantes para um curso sobre as mais recentes ferramentas de inteligência artificial disponíveis. Como treinamento posterior, decidimos fazer um concurso para os participantes criarem imagens usando o que haviam aprendido. Implantamos uma galeria virtual com o trabalho de todos, destacando os três vencedores. O trabalho do ganhador vai se transformar em um NFT para ser vendido.

Mas a relevância da DAO vai ainda mais longe e estamos caminhando em busca de todas as suas possibilidades. Nossos planos incluem abrir nossa organização para qualquer profissional que deseje fazer parte dela, incluindo a oportunidade de participar de nossos projetos e de sugerir novas ideias e soluções, recebendo recompensas e coparticipação, de acordo com seu grau de envolvimento. Estamos em vias de lançar token próprio da nossa DAO, atualmente operando na rede Polygon. Além disso, como líderes e profissionais do setor de comunicação, é importante conhecer e testar a tecnologia, modelos e agregar conhecimento para que possamos aplicá-los com autoridade no dia a dia das soluções para todos os nossos clientes.

O novo modelo de trabalho – híbrido ou ainda home office – exige uma mudança na mentalidade corporativa. Foi em uma DAO que encontramos as ferramentas necessárias para dar ainda mais voz e oportunidades aos que trabalham conosco, já que são, obviamente, os grandes responsáveis pelo sucesso de nossas marcas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também