palestrante Guilherme Martins

Vice-presidente de marketing e inovação, Diageo Brasil
Guilherme Martins tem uma extensa experiência em marketing que abrange quase duas décadas, incluindo desde posições locais até globais. Ocupou diversos cargos de liderança em diferentes setores, como Natura & Co, General Mills, Whirlpool Corporation e Diageo.
É apaixonado por conectar marcas com cultura, elaborando estratégias centradas no consumidor que capacitem as marcas a transcender suas categorias convencionais e causar um impacto significativo na sociedade. Como líder, seu foco é construir relacionamentos fortes, times diversos e criar um ambiente para os indivíduos prosperarem.
Ingressou na Diageo no Brasil Business em 2016 e, posteriormente, passou a supervisionar o portfólio de Scotch e Luxury. Um momento marcado por contribuições importantes para o desenvolvimento da estratégia do portfólio, a recuperação bem-sucedida da Johnnie Walker, a aceleração de marcas icônicas como Old Parr e White Horse, a ascensão da categoria Gin e um aumento de cinco vezes na contribuição do negócio de Luxo para o desempenho geral da empresa.
Guilherme desempenhou também um papel crucial na definição da estratégia global para a tequila como uma prioridade fundamental na ambição futura da Diageo. Iniciou o avanço da agenda global da tequila, liderando esforços que estabeleceram uma estrutura robusta alinhada às aspirações da Diageo. Juntamente com sua equipe, lançou as bases para um planejamento global eficaz, identificou oportunidades de crescimento para os consumidores e conduziu um roadshow global abrangente para elevar a importância estratégica da Tequila em todas as regiões globais.
Além disso, esteve à frente do emocionante reposicionamento de Don Julio como uma autêntica marca mexicana de tequila, com lançamento no primeiro semestre do ano fiscal de 2024. Nos últimos dois anos, a Tequila testemunhou um crescimento notável de dois dígitos, com uma contribuição acelerada da sua expansão global. Os mercados internacionais desempenharam um papel significativo, respondendo por 30% do crescimento total no EF23, uma proporção que deverá aumentar para 50% no EF24.
Desde 2024, exerce o cargo de vice-presidente de Marketing e Inovação da Diageo Brasil, à frente da campanha mais premiada de Johnnie Walker no mundo, conquistando o Grand Prix de Cannes, Effie e MMA Smarts Brasil.
Em 2025 assumiu também a Copresidência do Conselho Superior da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes -, onde passa a contribuir para um marketing mais ético, responsável e transformador, que impacta não apenas os negócios, mas também a sociedade como um todo.
outros palestrantes
Filtrar por