Assinar

Conheça os aplicativos que funcionam na internet

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Conheça os aplicativos que funcionam na internet

Buscar
PWAs
Publicidade

Blog do Pyr

Conheça os aplicativos que funcionam na internet

Os Progressive Web Apps são sites que parecem aplicativos, funcionam como aplicativos, mas não são aplicativos. Vantagem? Não entopem seu celular, porque estão na nuvem, e você não precisará mais das app stores. Poderosos para o marketing.


27 de agosto de 2020 - 6h34

 

Não se trata exatamente de uma novidade, muito pelo contrário. Os progressive web apps (PWAs) existem há há alguns anos. Mas agora eles começaram a ganhar tração, porque aos poucos, mas gradativamente, os mercados, os desenvolvedores, as empresas e já alguns consumidores, foram percebendo que eles têm vantagens em relação aos aplicativos clássicos, que todos temos às dezenas nos nossos celulares.

Muitos analistas acreditam que a tendência é que reduzamos o volume de aplicativos em nossos celulares, porque hoje já muito deles, que baixamos por impulso ou curiosidade, em busca de um aparente ganho de funcionalidade ou serviço, acabam por se provar inúteis na real, e ficam lá lotando nossas memórias e dificultando a navegação e uso dos aparelhos.

É uma tese.

Na prática, não vem acontecendo exatamente assim, e a maioria de nós continua tendo mesmo um monte de aplicativos empilhados em nossas telas e os PWAs, que continuam tendo as funções dos aplicativos e também precisam ter seus ícones colados no celular, têm a vantagem de estarem armazenados na nuvem e poderem ser acessados de qualquer lugar. além de serem responsivos e não fixos, ou seja, eles se adaptam aos vários modelos de celulares, tamanhos e formatos de telas.

Por serem, na verdade, um site, a navegação se assemelha a experiência de navegação dos sites da web, não deixando de oferecer as vantagens de uso e funcionalidades dos aplicativos nativos. Ou seja, o melhor dos dois mundos.

Além disso, todos os avanços e melhorias que possam ser feitas como se faria num site qualquer, podem também ser feitas em tempo real e passarem a funcionar no ato no PWA, algo que não acontece com os apps normais.

Ah, deixamos de precisar acessar as app stores para baixá-los, já que eles são, bem, são sites da internet.

Esse avanço aponta para o conceito de web progressiva, em que vivenciaremos a experiência funcionalmente útil dos aplicativos, que nos entregam benefícios e vantagens específicas altamente eficazes, em boa parte dos casos, com toda a flexibilidade nativa da internet.

Eles carregam mais rápido do que os aplicativos clássicos, aumentando a fidelidade do cliente e sua retenção, o que é um vantagem para as marcas e serviços.

Para o marketing, podem ser, portanto, poderosos aliados. Por serem sites, podem se integrados aos vários canais de comunicação e venda das companhias e não ficarem isolados e fechados como os aplicativos comuns. São, assim, portas para as experiências omnichannel.

Guarde esse nome: progressive web apps. Você, sua companhia ou sua marca, ainda vão ter alguns.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também