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28 de setembro de 2020 - 8h00
O Google lançou o AI Platform Prediction, um serviço que permite que os desenvolvedores preparem, criem, executem e compartilhem modelos de aprendizado de máquina na nuvem. É baseado no Google Kubernetes Engine, plataforma aberta na nuvem para armazenamento e gestão de aplicações.
O novo recurso tem diferenciadas utilizações potenciais, mas para o mundo do marketing e da comunicação significa mais um avanço na trajetória da predição de comportamento de consumidores e otimização de mídia. É aberto e na nuvem, o que permite acesso diversificado para desenvolvedores, agências, anunciantes e operações de ecommerce.
A plataforma é dotada ainda de capacidades de aprendizado de máquina, o que significa que os programas irão evoluir mais e mais na medida em que sejam utilizados.
O Waze – de propriedade do Google – está usando o AI Platform Prediction para alimentar o Waze Carpool, um serviço de compartilhamento de caronas para passageiros. O cientista de dados sênior do Waze, Philippe Adjiman, diz que, em apenas algumas semanas, o Waze foi capaz de implantar um modelo em produção que combina motoristas com passageiros indo na mesma direção.
O lançamento de disponibilidade geral e aberta do AI Platform Prediction facilitará a implantação de modelos mais sofisticados de predição de maneira econômica, permitindo que equipes e projetos de ciência de dados voltados para marketing, comunicação e ecommerce tenham agora novos recursos para otimizar sua eficácia.
O IDC prevê que os gastos mundiais com sistemas cognitivos e de IA chegarão a US $ 77,6 bilhões em 2022, ante US $ 24 bilhões em receita no ano passado. O Gartner concorda: Em uma pesquisa recente com executivos de milhares de empresas em todo o mundo, descobriu que a implementação de IA cresceu espantosos 270% nos últimos quatro anos e 37% apenas no ano anterior.
Com o AI Platform Prediction, o Google adiciona outro serviço de IA gerenciado ao seu portfólio, posicionando-se com vantagem nesse segmento sobre concorrentes como Amazon, Microsoft e IBM.