Assinar

As três atitudes básicas para o líder digital garantir a boa performance de seu negócio

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

As três atitudes básicas para o líder digital garantir a boa performance de seu negócio

Buscar
lideres digitais
Publicidade

How To

As três atitudes básicas para o líder digital garantir a boa performance de seu negócio

A busca por conhecimento técnico, formação de redes de relacionamento e capacidade de comunicação são alguns dos aspectos citados pelos principais líderes digitais do Brasil para ter resultados excelentes e uma performance superior


24 de agosto de 2020 - 8h00

Gabriel Lima acaba de lançar seu mais recente livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios na visão de 2 líderes brasileiros.

Por Gabriel Lima (*)

Ao longo de mais de um ano pesquisando a mente de alguns dos principais líderes digitais do Brasil para compor o livro “Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros”, percebi alguns padrões na busca por resultados excelentes e uma performance superior. Entre eles, pude destacar três atitudes que todo o líder digital deve tomar imediatamente para conseguir alcançar seus resultados. 

O primeiro deles é a capacitação técnica. Não importa o segmento ou tamanho da organização, o conhecimento técnico e a capacidade analítica são fundamentais para um bom desempenho e devem somar às, também importantes, competências emocionais. Hoje em dia as organizações são muito mais horizontais e as pessoas não confiam em quem não coloca a mão na massa. Portanto, o líder digital tem que ser autêntico e saber o que está falando para poder engajar as pessoas, assim como para saber o que está acontecendo em sua organização.

Por outro lado, o líder não deve entrar no nível de detalhe de todas as tarefas. Ele precisa saber delegar e cobrar para criar harmonia e sinergia do time. Além disso, o ambiente digital é complexo ao ponto de que uma pessoa só não consegue ter conhecimento total de suas variáveis, o que faz com que o líder tenha que ter uma alta capacidade de abstrair para enxergar corretamente a situação, assim como para colocá-la em perspectiva. Isto envolve uma alta capacidade analitica para conjunção do ambiente e decisão.

Por fim, os negócios digitais, seja o marketing digital, o e-commerce ou a digitalização das atividades da empresa, geram um volume abundante de dados. Ao ponto de alguns analistas de mercado falarem que dados são o novo ouro e, na atual crise que estamos vivendo, as empresas de tecnologia serem as mais valorizadas de todas. O líder precisa ter a capacidade de entender seus objetivos e como utilizar os dados a seu favor, além de ter um conhecimento mínimo do funcionamento de uma estrutura de banco de dados, os fundamentos e as lógicas de programação e, mais importante de tudo, estar constantemente atualizado para fazer maximo proveito do que o digital tem a oferecer.

Outro aspecto fundamental do líder digital é sua capacidade de construir redes de relacionamento. Como dito anteriormente, o ambiente digital é complexo e exige que os líderes consigam resolver problemas através de um amplo leque de soluções. Esta rede deve ser construída tanto dentro quanto fora da organização, pois muitas vezes o conhecimento necessário para se atingir os resultados esperados podem estar fora da empresa.

Profissionais com mais contatos, ou mais centrais em redes de relacionamento, tendem a ser mais bem sucedidos, tanto porque são mais requisitados para a troca de informações e

ideias de negócios, quanto porque conseguem acessar mais facilmente quem pode resolver o seu problema em questão para performar. Podemos formar uma rede de relacionamentos através de interações com grupos de interesse comum em redes sociais, participando de fóruns de discussão, atendendo eventos, lives e webinars.

Por fim, a última atitude que o líder deve tomar para se transformar em um líder digital é melhorar sua capacidade de comunicação. Os líderes digitais não têm que somente ter seus objetivos claros, eles precisam saber comunicá-los e motivar seu time para alcançar os resultados. Essa é sua capacidade de engajar para atingir uma performance superior, para isso é preciso ter empatia, saber ouvir e construir sua comunicação alinhando e utilizando elementos dos interesses do time.

(*) Gabriel Lima é CEO e fundador da Enext, consultoria especializada em comércio eletrônico do grupo WPP. Mestre em administração de empresas pelo Insper, é autor dos livros Comércio Eletrônico: Melhores Práticas do Mercado Brasileiro e Líderes Digitais. Entre 2017 e 2020,  foi representante do Brasil na UNIDO para desenvolvimento sustentável de negócios digitais nos países BRICS (Goal #9) . Exercendo seu papel, representou o Brasil na China, Índia, Suíça e Áustria liderando o desenvolvimento dos relatórios sobre o panorama do ecommerce brasileiro.

(**) No livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros, Gabriel Lima fala sobre como é ser líder de negócios digitais no Brasil e traça um perfil das habilidades essenciais que levam a liderança à performance superior. Dialogando com os desafios enfrentados pela pandemia da Covid-19, ele aborda a transformação digital nas organizações e a gestão do trabalho remoto. Temas como a condução da transformação digital nas organizações, os paradigmas do home office e como gerir uma equipe remota, bem como a relevância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos tempos, são aspectos amplamente abordados no livro e que dialogam com os desafios enfrentados pelas empresas diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também