Assinar

Benefícios da transformação digital em compras vão além dos ganhos em eficiência  

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Benefícios da transformação digital em compras vão além dos ganhos em eficiência  

Buscar
DIGITAL TRANSFORMATION 5
Publicidade

How To

Benefícios da transformação digital em compras vão além dos ganhos em eficiência  

Quando usados de forma criteriosa, os insights gerados por soluções de Data Strategy vão oferecer uma visão mais ampla, permitindo realizar projeções de forecasts e planejamento para mitigar riscos e fechar melhores negócios em longo prazo, por meio de negociações realizadas com base em dados.

e Erick Boano
12 de setembro de 2019 - 6h59

(*) Por Erick Boano, COO da COSTDRIVERS

Geralmente associada ao ganho de eficiência, a digitalização na área de compras é um assunto cada vez mais frequente no C-Level. Os ganhos trazidos pela transformação digital, no entanto, vão muito além dos operacionais, e estão levando a área de compras a desempenhar um papel cada vez mais estratégico para o negócio, graças às tecnologias potencializadas pela análise de dados.

Hoje as ferramentas digitais já estão transformando a área de compras e a maneira como os times trabalham por meio de soluções com inteligência artificial e RPA, por exemplo, sendo usadas para automatizar tarefas manuais e liberar o time para atividades mais estratégicas. Só essas informações já são suficientes para perceber os ganhos econômicos e estratégicos dos investimentos em digitalização na área de compras.

Os benefícios de investir na transformação digital, no entanto, também incluem o ganho de competitividade por meio do aumento de agilidade e qualidade do trabalho de compras, reduzindo riscos e custos e impulsionando a inovação. Identificar essas oportunidades pode ser um desafio para os líderes de negócio, mas a automatização pode ajudar a liberar recursos para se dedicar a essas atividades mais estratégicas.

Benefícios da análise de dados e insights

 Uma das oportunidades trazidas pela transformação digital para compras é de tornar essa área menos “isolada” do negócio e transformar os compradores em consultores de negócio influentes e confiáveis, capazes de otimizar suas próprias funções e aumentar o valor dos rendimentos gerados pela empresa.

Para assumir esse papel, a área de compras vai ter de dominar os dados e, neste cenário, investir em soluções de Data Strategy será fundamental. A capacidade de modelar e filtrar grandes volumes de informações de diversas fontes diferentes vai permitir que os compradores desenvolvam novas formas de inteligência de mercado, garantindo tomadas de decisão mais sofisticadas e precisas.

Tomar decisões com base em dados é importante para todas as áreas do negócio. Por que compras ficaria de fora? Quando usados de forma criteriosa, os insights gerados por soluções de Data Strategy vão oferecer uma visão mais ampla, permitindo realizar projeções de forecasts e planejamento para mitigar riscos e fechar melhores negócios em longo prazo, por meio de negociações realizadas com base em dados.

Digitalizar e automatizar processos como um todo é importante para melhorar os resultados da área de compras, especialmente considerando que a área está vinculada a uma série de fluxos de trabalho conectados a processos manuais. No entanto, muito mais do que ferramentas de robotização, é uma orientação por dados que pode tornar esses processos mais fluidos, permitindo que o profissional possa até pular etapas quando está com os dados e os insights certos.

Os ganhos proporcionados pela transformação digital em eficiência de processos, logo, podem ficar em segundo plano quando avaliamos todos os benefícios de poder tomar decisões melhores e mais assertivas.

(*) Erick Boano é COO da COSTDRIVERS

Publicidade

Compartilhe

Veja também