Pyr Marcondes
4 de fevereiro de 2020 - 9h14
Como parte de um movimento de transformação em sua área de marketing, o Itaú Unibanco acaba de implementar duas operações com foco em sua atuação de mídia: a VivaSix, unidade de business performance da DPZ&T, e a OLIVER. As duas agências terão no total mais de 70 pessoas dedicadas prestando serviços ao banco – assumindo, respectivamente, a mídia de performance e a produção de peças de performance. Com as mudanças, o banco busca ganhar ainda mais eficiência, velocidade na produção e consistência na comunicação.
“Essa nova forma de atuar faz parte de um movimento de transformação que estamos vivendo no banco como um todo, com novos modelos de trabalho e novas dinâmicas. Especificamente para o Marketing do Itaú é um momento inédito para nós, com o reforço de disciplinas que são core para o desenvolvimento e sofisticação das nossas operações de performance marketing”, explica Robson Harada, superintendente de Martech, Mídia e Analytics do Itaú.
A VivaSix já conta com uma equipe 100% voltada para a transformação, análise e geração de resultados através de mídia de resposta direta para as frentes de negócios do Itaú. São 22 pessoas da DPZ&T, além de profissionais híbridos da AD Glow, parceiro de AD Tech que utiliza soluções de tecnologia para automação e ganho de eficiência.
Já a OLIVER, que tem como seu core business montar agências customizadas e é líder global no setor – objetiva trabalhar de maneira mais eficaz e na velocidade do negócio – atuando na produção de peças de performance e canais digitais.
“As palavras chave aqui são agilidade, escala e consistência. Estamos transformando a forma do Itaú fazer performance, com um novo modelo de gestão alinhado a dinâmica e necessidades do marketing voltado para o varejo. Ter esses parceiros reconhecidos no mercado atuando conosco traz expertise e um ferramental novo para usarmos cada vez mais dados em nossa atuação – uma evolução ancorada em uma plataforma de Martech para amplificar resultados, atender as atuais necessidades do segmento financeiro e promover uma melhor experiência para nossos clientes”, complementa Harada.
Como atuará a VivaSix
Nascida de uma cultura consolidada em mindset digital, a VivaSix é liderada por Paulo Ilha, e atua com uma orientação muito clara para resultados, sobretudo com utilização de dados. A unidade de performance trabalha com ferramentas e parceiros de tecnologia que possam ser aplicados e centrados na geração de leads, resultados, vendas e captação dos hábitos de consumo dos clientes.
É uma mudança de modelo de compra direta de mídia para um modelo de compra agregada utilizando camadas de tecnologia. Isso impacta todas as áreas, mensurando com mais eficiência e gerando resultados sempre com foco no uso da inteligência de dados que levem a insights não somente para a mídia, mas que também corrijam o curso de uma campanha no ar, potencializem assets criativos ou gerem negócios para as marcas.
“Essa nova etapa da história entre Itaú e DPZ&T é fruto da confiança do Itaú nas estratégias avançadas de mídia que fazem parte da cultura da DPZ&T, especificamente da nossa unidade de performance, a VivaSix, no desenvolvimento de soluções orientadas para resultados de negócios. Acreditamos que uma operação de performance integrada com a gestão estratégica de mídia – o que é nosso diferencial – agregará muito valor para o Itaú assim como já vem construindo em pouco mais de 1 ano do início da operação resultados muito expressivos para o McDonald’s e a Renault. Isso tudo está diretamente ligado com o nosso propósito, e pela primeira vez o Itaú terá como prestadora de serviços uma agência com envolvimento em todas as suas camadas de mídia, o que nos dá muito orgulho”, afirma Paulo Ilha, VP de Mídia da DPZ&T.
A operação da OLIVER
Fundada em 2004 pelo inglês Simon Martin, a OLIVER é hoje líder global no mercado de agências customizadas, com 32 escritórios espalhados nos cinco continentes e mais de 170 operações em grandes empresas.
“A busca por agilidade e eficiência na produção de conteúdo e publicidade acompanha um movimento crescente das empresas de endereçar os desafios de um mercado cada vez mais digital a partir da atuação de times dedicados, com processos ágeis, metodologia proprietária e velocidade de adaptação e respostas comparadas a uma startup. É neste contexto que a OLIVER tem se desenvolvido, e, agora, expande sua atuação com o Itaú”, diz Raffael Mastrocola, Chief Executive Officer da OLIVER Agency na América Latina.