Assinar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Quem é o novo Líder Digital?

Buscar
Publicidade

How To

Quem é o novo Líder Digital?

Mudar seu negócio ou profissão do físico para o digital não é uma simples transposição de meios, é necessário repensar as experiências do zero. Como se você estivesse começando sua carreira, ou criando sua empresa hoje.


26 de junho de 2020 - 7h59

 

Por Edney “InterNey” Souza (*)

Depois de mergulhar num mar de buzzwords, de ser soterrado por uma avalanche de dados e sobrevivido a tempestade global da pandemia quais são as características do novo líder digital forjado pelo mercado mais competitivo que esse planeta já teve?

Há uma frase atribuída a Franklin Roosevelt que diz “um mar calmo nunca fez um marinheiro habilidoso”. 

Quando grandes dificuldades se colocam no caminho de um líder ele percebe a necessidade de habilidades específicas que não são necessárias quando o céu está limpo e o mar está calmo.

Como se preparar para a transformação digital forçada? 

Talvez essa pergunta não faça mais sentido. Falamos de preparação ou planejamento quando existe alguma possibilidade de se antecipar aos problemas. 

O mundo já virou de ponta cabeça, você precisa reagir rapidamente, quais são as habilidades necessárias para enfrentar os desafios atuais?

Os estilos de liderança atuais vão muito além do Autocrático, Democrático, Liberal e  Situacional. E o papel do líder não se resume mais a Gestor, Mentor e Facilitador.

É preciso parar no meio da tempestade, respirar fundo, e entender se você está tentando sobreviver ou se reinventar. 

Para se reinventar você vai precisar de novas habilidades.

Depois de treinar centenas de executivos nos últimos 2 anos, muitos deles após iniciada a pandemia, fizemos essa coletânea observando as hard e soft skills mais presentes nos cases de sucesso e mais demandadas no treinamento de lideranças:

Soft Skills

1. Flexibilidade Cognitiva – Capacidade de adaptação através do aprendizado contínuo

2.Pensamento CríticoDesapego do status quo em favorecimento dos resultados

3.Pensamento Computacional – Compreensão de algoritmos para ser mais competitivo

4.Inteligência Emocional – Capacidade moldar suas ações de acordo com os sentimentos e humor dos funcionários, clientes e mercado

5. CriatividadeRepertório técnico e artístico

6. Resolução de Problemas Complexos – Um líder capaz de tomar decisões em tempo real frente a problemas para os quais ainda não se tem solução.

 

Hard Skills

1.Metodologias Ágeis – Com os times distribuídos no Home Office forçado ou não é preciso saber o papel de cada um para desenvolver projetos com agilidade e qualidade.

2.Uso estratégico de novas tecnologias – Um repertório de novas tecnologias é fundamental para descobrir oportunidades de mercado

3.Pensamento Data Driven – para analisar resultados e descobrir oportunidades

4.Inovação Aberta – absorver que inovação pode vir de diferentes lugares no mercado

5.Design Thinking – entender, criar, prototipar, testar, repetir até resolver um problema da melhor maneira para o consumidor e empresa.

Mudar seu negócio ou profissão do físico para o digital não é uma simples transposição de meios, é necessário repensar as experiências do zero. Como se você estivesse começando sua carreira, ou criando sua empresa hoje.

Nas próximas colunas vamos nos aprofundar em cada uma dessas habilidades do novo líder digital. Embarque nessa jornada conosco!

(*) Edney “InterNey” Souza é Diretor Acadêmico da Digital House, Organizador da Social Media Week São Paulo, Editor e Tradutor do WordPress.com para o Brasil, Diretor da ABP, Conselheiro da ABRADi e escreve mensalmente para o PROXXIMA.

Publicidade

Compartilhe

Veja também