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Direção de Filmes - 2019

01º lugar – 238 pontos
Vellas

Saigon

Um acidente de moto durante o Festival de Cannes, em 2007, mudou a rota de Felipe Vellasco nas agências de publicidade e o encaminhou ao universo da produção. Naquele ano, Vellas foi à Riviera Francesa receber um Bronze em Film pela animação “Transformer Boxes”, que criou junto com Pedro Gravena para a Luft Logística. Na época, Vellas era diretor de arte e responsável pela área de motion graphics da DM9DDB. O imprevisto do braço quebrado, que exigiu operação e a colocação de pinos, além de impedi-lo de comemorar o Leão, o tirou do trabalho na agência por seis meses. O período foi propício para que Vellas expandisse os horizontes para além da animação. Em meio a visitas a sets de filmagem, dirigiu diversas aberturas de séries e programas da MTV. De 2006 a 2009, atuou como diretor de animação e freelancer na Ioiô Filmes e passou pela Prodigo Films como diretor de cena. Mas, o seu primeiro grande momento como diretor de filmes publicitários veio na Sentimental, quando dirigiu “Alma”, criado pela F/Nazca S&S para Leica. O filme ganhou 5 Leões na edição de 2013 do Festival de Cannes. No ano seguinte, ele e os colegas João Dornelas e Pedro Pereira, que formam a dupla Dois, deixaram a Sentimental e abriram a Saigon em sociedade com o produtor executivo Marcelo Altschuler. “Quando um diretor começa a filmar muito, não faz mais sentido trabalhar para alguém. Não somente por uma questão de dinheiro, mas pela liberdade de fazer o que quer”, afirma Vellas. De uns anos para cá, ele diz que passou a fazer um esforço para não buscar referências na publicidade. Sempre bebeu na fonte da fotografia still, do cinema e, mais recentemente, começou a buscar inspiração nas séries. Para ele, esse formato ocupou o mercado de referências, um espaço antes dominado somente pelo cinema.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 16 de setembro de 2019)

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