Facebook anuncia parceria para verificar notícias falsas
Rede social atuará em conjunto com as agências Lupa e Aos Fatos e promete reduzir o alcance orgânico de páginas que disseminam fake news
Em parceria com as agências Lupa e Aos Fatos, o Facebook anuncia o lançamento de um serviço de verificação de notícias no mercado brasileiro. Em comunicado divulgado à imprensa nesta quinta-feira, 10, a rede social informa que as duas agências terão acesso às notícias denunciadas como falsas no ambiente do Facebook e serão encarregadas de fazerem a checagem da veracidade do conteúdo.
A ideia, segundo o comunicado, é ter no Brasil um modelo semelhante ao que a rede social já adota nos Estados Unidos, onde garante ter diminuído em 80% a distribuição orgânica de notícias falsas após o trabalho em conjunto com agências de verificação de conteúdo.

Google anuncia medidas contra fake news
“Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”, afirmou, em comunicado, a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.