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A criatividade está em crise ou é o relacionamento agência-cliente? 

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Opinião

A criatividade está em crise ou é o relacionamento agência-cliente? 

Agências são escolhidas por ideias e são “demitidas” por relacionamentos


8 de outubro de 2024 - 14h02

(Crédito: Shutterstock)

Muito se fala que a criatividade brasileira está em crise. 

Não é o que os números mostram.  

O Brasil é o terceiro país mais premiado em Cannes. E, ano após ano, o país se destaca no Effie, prêmio máximo da eficácia criativa, batendo recordes de inscrições e de premiações, comprovando que soluções criativas dão resultado. E muito. 

Então, o que está em crise?  

Na minha opinião, é o relacionamento entre agência e cliente. 

Agências são escolhidas por ideias e são “demitidas” por relacionamentos. 

O que um bom cliente e uma agência criativa querem é a mesma coisa: um trabalho que gere conversas, que impacte as pessoas e os negócios. Então, por que há tanto “burnout” e processos difíceis? 

Na maioria das vezes, o que impede uma boa ideia de ser aprovada não é a falta de verba, mas a falta de um bom relacionamento. 

As melhores ideias, como tudo o que é inusitado e novo, causa desconforto e é preciso coragem e confiança na parceria para fazer acontecer. Como líder criativa, eu sei que o dia a dia é difícil. Para piorar, deadlines agressivos e margens menores aumentam os conflitos. 

Mas é preciso ser intencional nas relações. E existe treinamento para isso. 

Recentemente participei, aqui em Chicago, de um curso com o Bunnell Idea Group – BIG – com foco em dicas práticas para acelerar a confiança entre agência e clientes e, como resultado, a formação de líderes com poder de inspirar mais, influenciar mais e colocar em prática ideias mais criativas e eficazes.  

Vou listar aqui alguns temas discutidos: 

Ter um bom relacionamento não significa deixar o cliente confortável nas reuniões. Uma boa ideia traz perguntas desconfortáveis, e é preciso ter a porta aberta para o diálogo, sem perder a valorização da escuta e a agilidade necessária para a mudança de rota.  

Notícias ruins acontecem e devem ser encaradas como uma oportunidade para aprofundamento das relações. 

Quando agência e cliente colaboram como um organismo único, não estamos vendendo uma ideia, mas, construindo uma visão de futuro juntos. 

Otimismo é fundamental e uma atitude positiva ajuda a acelerar mudanças em vez de ancorar problemas.  

Você, amigo ou amiga cliente, conhece a cultura da sua agência-parceira? Conhece os líderes que trabalham com a sua marca? Existe confiança? Transparência? O diálogo é aberto? As reuniões são inspiradoras? Existe otimismo? Você está realmente aberto a ouvir outros pontos de vista?  

Você, amiga ou amigo líder de agência, está praticando a escuta ativa com os seus clientes? Conhece os reais problemas de negócios, sabe o que deixa o seu cliente acordado à noite? Procura pensar proativamente em soluções? A sua equipe se prepara para fazer as perguntas necessárias, mesmo que difíceis, em uma reunião?  

Aqui nos Estados Unidos ou no Brasil, um relacionamento transparente e de confiança entre agência e cliente é o maior prêmio que um criativo pode ter. Porque é a certeza de que muitos outros prêmios virão. 

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